Por Gleici Monteiro
Sob orientação de Érika dos Anjos
O Conselho Federal de Administração realizou esta semana mais uma edição do Encontro Nacional dos Fiscais do Sistema CFA/CRAs (Enaf) com o objetivo de buscar soluções inovadoras através da capacitação de fiscais, cumprimento de metas e correção de possíveis gargalos no processo de fiscalização dos regionais. O CRA-RJ ganhou destaque apresentando um dos cases de sucesso do evento, o protesto de títulos.
O encontro, realizado de forma híbrida nos dias 5 e 6 de julho, contou com a participação de cerca de 100 pessoas presencialmente em Brasília, entre fiscais e presidentes, e mais 70 pessoas ao vivo através de videoconferência. O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro marcou presença no evento com a participação do presidente da instituição, o Adm. Leocir Dal Pai, que reforçou a importância da fiscalização dos CRAs para a preservação do mercado de trabalho do profissional da Administração.
“O que se propôs neste Enaf é que continuemos a cumprir com a nossa função de registro, fiscalização e ética profissional, que se traduz também na devida cobrança de anuidades. Mais que uma obrigação legal, o registro representa a consciência profissional do indivíduo, que não pode dizer que é ético profissionalmente sem estar devidamente vinculado ao seu Conselho”, disse o presidente.
Além do presidente, também estiveram presentes o conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, Adm. Jorge Humberto Moreira Sampaio, e o Tecnol. Waldyr Irineu Júnior, diretor de Registro Profissional do CRA-RJ, que frisou o quanto o evento foi oportuno para os setores de fiscalização e registro dos CRAs.
“Foram dois dias onde todo o sistema teve a chance de analisar a performance e o cenário da fiscalização dos regionais, além de discutir em conjunto os riscos, as oportunidades e como reinventar o nosso trabalho nesta pandemia”, disse o diretor de Registro Profissional, enquanto o Adm. Jorge Humberto completou ressaltando que, “o Enaf volta para capacitar os fiscais e compartilhar os resultados dos investimentos com outros regionais, como fez o Rio de Janeiro, multiplicando conhecimentos para os outros Estados”.
Protesto de Títulos
Em sua apresentação, o gerente de Fiscalização do CRA-RJ, Adm. Leonardo Marques, destacou pontos importantes sobre o protesto de títulos, como a revisão periódica de cadastros e a avaliação e preparação do setor de atendimento das instituições, além de enfatizar que a existência dos conselhos é pensada exclusivamente para oferecer o melhor aos profissionais e ao mercado da Administração.
“O protesto tem um resultado super significativo, pois o Administrador procura sempre regularizar os seus débitos. Essa atividade é muito bem executada pelo Edmar Rios, encarregado pelos protestos no nosso regional. Porém, não adianta pensarmos só em arrecadar, precisamos arrecadar com qualidade. Nós não queremos que o profissional pague o protesto e entre com um pedido de cancelamento. Nós queremos que ele permaneça no Conselho e permaneça com qualidade e adimplência”, afirmou o gerente de Fiscalização do CRA-RJ.
A diretora de Fiscalização do CRA-RJ, Adm. Renata Motta Vasconcelos, não pôde comparecer ao evento em Brasília mas reforçou o quanto a troca de experiências com outros regionais fortalece a fiscalização da instituição. Além disso, a Administradora também destacou a importante participação do CRA-RJ que “reforça a representatividade do Conselho no sistema como um todo”.
O CRA-RJ é o órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício profissional nos campos da Administração, estabelecidos pela Lei 4.769/1965. Resguardar o mercado de trabalho do profissional da Administração é uma das principais missões do Conselho, por isso atuamos veemente na fiscalização de pessoas físicas, jurídicas e responsáveis técnicos da área da Administração.
Para conhecer um pouco mais sobre o setor de Fiscalização do CRA-RJ, clique aqui. Caso tenha alguma dúvida, ou queira realizar uma denúncia, encaminhe um e-mail para [email protected].