A 9º edição de entrega da Medalha Adm. Belmiro Siqueira, realizada no dia 28 de setembro, foi marcada pela emoção. Ao celebrar os 40 anos de atuação de profissionais da Administração, com registro ininterrupto no CRA-RJ, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro trouxe reconhecimento a cada homenageado. O evento ainda contou com uma homenagem ao Adm. Abílio Thomaz de Freitas, que receberia a honraria neste ano, mas faleceu no dia 30 e julho.
O presidente do CRA-RJ, Adm. Leocir Dal Pai, não pôde estar presente ao evento e enviou seus cumprimentos aos homenageados, aos familiares e ao público presente.
“A história de vocês se funde com a da profissão, porque iniciaram a carreira muito cedo e acreditaram na Administração. Hoje, o Conselho e eu, particularmente, cumprimentamos a cada um e prestamos uma justa homenagem para aqueles que desempenham, essa atividade profissional por tanto tempo e que, por certo, têm muita experiência e conhecimento para transmitir às novas gerações de profissionais”, destacou.
O Adm. Wagner Siqueira, presidente do CFA e conselheiro federal pelo CRA-RJ, também enalteceu a trajetória dos homenageados e a constante luta de cada um em prol da Administração, dando destaque ao apoio recebido por amigos e familiares.
“Gostaria de cumprimentar a todos vocês, principalmente às esposas, aos maridos, aos netos, àquelas pessoas queridas. Porque esses são os heróis da festa. Vocês só estão aqui, certamente, porque sempre tiveram ao lado esses que deram sustentação a essa escolha fundamental. Vocês são o botão que aparece merecidamente na festa”, finalizou Siqueira, fazendo referência ao fato de que ninguém vence absolutamente sozinho na vida.
O Adm. Firmino Carneiro, membro da Comissão de Marketing do CRA-RJ, foi um dos que recebeu a Medalha Adm. Belmiro Siqueira e falou em nome de todos os homenageados.
“Uma coisa que veio à minha cabeça e acredito que se vocês começarem a refletir também chegam lá, é que tudo que eu tive, tenho e terei é porque eu sou Administrador. Tanto no lado profissional quanto no lado afetivo e familiar” disse.
Homenagem ao Adm. Abílio Thomaz de Freitas
O ponto mais emocionante do evento foi a homenagem póstuma ao Adm. Abílio Thomaz de Freitas, com a entrega da Medalha Adm. Belmiro Siqueira a seus familiares presentes: Maria Inês Aguiar de Freitas, esposa; Inês Aguiar de Freitas e Marcia Cortês, filhas; Rafaela Cortês, neta, e os genros Sergio Chaves e Edson Cortês.
A filha Inês Aguiar de Freitas falou em nome dos demais e agradeceu pelo carinho e consideração dados ao pai durante toda a sua carreira e ainda após sua partida.
“Eu gostaria de agradecer a todos aqui presentes, em especial ao Adm. Wagner Siqueira, que acompanhou o meu pai durante toda a trajetória dele dentro do Conselho, do qual ele tinha tanto orgulho. Era a casa dele, era uma alegria para ele poder estar aqui. Ele trocava tudo por isso aqui”, lembrou.
Em seguida, as palavras do Adm. Wallace de Souza Vieira, conselheiro do CRA-RJ, deram ainda maior dimensão da importância do homenageado para Administração fluminense.
“A ética do Abílio, auxiliada por sua família, venceu a ética do trabalho perverso, numa carreira brilhante que durou 39 anos na General Eletric do Brasil. Além desse legado, no mundo corporativo ele é o líder inspirador da criação da Associação de Recursos Humanos, que hoje é uma instituição multidisciplinar e atingiu status nacional e reconhecimento internacional. […] O Abílio vive no inconsciente institucional e também no coração e na mente dos colaboradores internos do CRA-RJ”, declarou Vieira.
O evento teve transmissão ao vivo pela CRA-RJ Play e, em breve, estará disponível na íntegra no mesmo canal.