O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro realizou em sua sede, na Tijuca, a solenidade e entrega das Carteiras de Identificação Profissional (CIP) aos primeiros Técnicos de Administração de instituições privadas registrados no CRA-RJ. O evento contou com a presença do Adm. Wagner Siqueira, presidente do CFA e conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, e do Adm. Leocir Dal Pai, presidente do CRA-RJ.
Dal Pai abriu o evento e ressaltou que esse registro é um desejo antigo do CRA-RJ e que é um marco histórico para o Sistema CFA/CRAs. O presidente ainda convidou os registrados a participarem ativamente do Conselho, utilizando plataformas como a Universidade Corporativa do Administrador, Rede Social e Adm Empregos, além de participar do XXVI Encontro Brasileiro de Administração (Enbra), que acontecerá entre os dias 6 e 8 de agosto, no Centro de Convenções da Bolsa do Rio.
“Registrar o nível médio é valorizar o profissional, é um incentivo para que ele permaneça nessa carreira. Essa vaga é dele e ele que deve ocupar. Só se ocupa quem tem referencial legal e hoje, felizmente, nós temos e vocês também”, disse o presidente.
Para o Adm. Wagner Siqueira, o exercício da Administração se faz em diversos níveis, dos técnicos aos doutores. Diante disso, é importante que os Técnicos de Administração tenham o seu registro e exerçam sua função de acordo com a lei. Ele ainda salientou que o profissional da Administração deve ficar em dia com as inovações tecnológicas para conseguir se posicionar profissionalmente.
“Não somos um Conselho de Administradores e, sim, Conselho de Administração. E esta atividade abarca todo um escopo doutrinário que inclui diferentes níveis. Não podemos ter o pensamento antiquado de que só se deve incluir o Administrador e excluir as demais profissões”, realçou o presidente.
Para a coordenadora do Instituto de Aplicação Emmanuel Leontsinis, Adm. Alessandra Mendonça, presente à solenidade, esse era um pedido antigo, desde quando alunos do Colégio Aplicação fizeram o primeiro abaixo-assinado para o registro dos Técnicos de Administração no ano de 2010. A coordenadora salientou que esse momento é muito importante, pois eles serão reconhecidos no mercado como devem.
“Como professora e Administradora, eu fico maravilhada em saber que hoje os meus alunos serão meus colegas e estarão com a Carteira de Identidade Profissional em mãos e amparados pelo CRA-RJ”, disse a coordenadora.
A Técnica em Administração Isadora Freitas, que também é bacharel em Administração, ficou muito feliz em saber que além de poder ter o reconhecimento da profissão que escolheu seguir, é possível colocar todas as informações de sua formação e acervos na sua CIP.
“Hoje soube que essa luta pelo Técnicos já tem um bom tempo e uma longa caminhada para que pudéssemos ter esse direito de fato e eu me sinto muito orgulhosa de ser da primeira turma a ter a Carteira de Identificação Profissional”, disse Isadora, que pretende também registrar-se como Administradora, a fim de ter ambos os títulos em sua CIP.
Para saber mais sobre como realizar o seu registro, acesse o Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento aqui.