O gerente do Departamento de Governança Corporativa e Desempenho Empresarial da Eletrobras,     Fernando Macedo,   concedeu entrevista à Rádio CRA-RJ e falou sobre sua área de atuação e os benefícios que ela proporciona. Também participaram do programa os Administradores André Marini e Roger Freitas Belisário, membro e coordenador da Comissão Especial de Governança Corporativa e Auditoria do CRA-RJ, respectivamente.

Macedo explicou que esse setor surgiu na década de 80 e dez anos depois se tornou prática acadêmica. Conforme destacou o entrevistado, essa é uma atividade tipicamente desenvolvida por Administradores e interage com as áreas de Direito Empresarial, Finanças e Economia, tendo com principal função evitar ou resolver os problemas internos das organizações.

“A Governança Corporativa tem como principal desafio administrar conflitos de agência, de interesses, de estratégia e operações com partes relacionadas às empresas. Ela está entre dono do empreendimento e aqueles que realizam a gestão da organizacional”, explicou Fernando Macedo.

O Adm. André Marini ressaltou que após os escândalos ocorridos nas sociedades anônimas no ano 2000 houve uma corrida para resolver os problemas que permeiam a gestão empresarial. A partir daí foram desenvolvidos mecanismos e regras para eliminar os conflitos internos e isso fez com que o nível de competência da Governança Corporativa no Brasil se tornasse satisfatório. Mesmo assim, ele defende que há necessidade de aprimoramento desta prática, principalmente nos cursos de formação superior.

Governança Corporativa nos cursos de Administração

Durante a entrevista, o Adm. Roger Belisário informou que há uma pesquisa sendo realizada pela Comissão Especial de Governança Corporativa e Auditoria e a Assessoria de Relações Acadêmicas do CRA-RJ para saber a percepção que os graduandos em Administração têm sobre Governança Corporativa e Auditoria.

O objetivo é verificar a possibilidade de incluir tais disciplinas na grade curricular do curso, abrindo mais oportunidades de atuação para os Administradores.

Se você se interessou por essa oportunidade de atuação no mercado de trabalho e quer saber mais sobre o assunto, acesse o site da Rádio CRA-RJ, clique aqui.

IMG_1154 IMG_1158 IMG_1161 IMG_1162 IMG_1163