Por Marcel Oliveira
Sob supervisão de Érika dos Anjos|
A estudante do curso de Administração do CEFET/RJ, Ana Luisa Barbosa Cordeiro, de 19 anos, tem motivos de sobra para se orgulhar de sua trajetória acadêmica em 2024. Ana foi medalhista de bronze na 1ª Olimpíada Brasileira de Administração e foi uma das vencedoras do Prêmio Belmiro Siqueira 2024, organizado pelo CFA, na categoria Artigos Acadêmicos abordando o tema “A formação superior em Administração: uma análise do perfil de seus egressos”.
A discente, que atualmente está no 5° período, contou como escolheu o curso de Administração e seus próximos objetivos.
“Eu fiz Técnico em Administração na Fundação Osório e me interessei pelas disciplinas, mas na graduação fiz um período de Ciências Contábeis e depois migrei para Administração, que foi onde me encontrei”, falou Ana, que pretende se desenvolver mais profissionalmente, adquirir novos conhecimentos e escrever novos artigos.
Sobre a escolha do tema e como norteou sua pesquisa, a estudante explicou que já desenvolveu outros artigos e, por isso, já tinha base de como iniciar a análise e selecionar o foco, além de ressaltar a importância da ajuda de seus professores.
“Como eu já havia feito um artigo sobre o perfil dos Administradores e tinha conhecimento do tema, quis me aprofundar no assunto com essa base estatística da pesquisa do CFA, e o direcionamento da professora Carmelita Seno foi fundamental durante todo o processo e para a escolha do título final”, finaliza.
Mercado de trabalho
A futura Administradora falou como vê a relação entre o curso de Administração e as demandas do mercado de trabalho atual.
“As instituições de ensino poderiam alinhar melhor o currículo dos profissionais que estão sendo formados com o mercado de trabalho, as IES não estão longe da excelência, mas ainda tem um caminho a trilhar”, opina.
Ana falou como as conquistas que teve em 2024 contribuem para a sua evolução e desenvolvimento dentro da profissão.
“Vejo essas conquistas como um reconhecimento dos meus esforços e isso me motiva a ser ainda melhor e tentar escrever artigos tão bons e até melhores quanto o do CFA, estudar mais sobre os ODS e evoluir cada vez mais pois almejo ser uma ótima profissional”, e finaliza dizendo que quer deixar sua marca na Administração.
A universitária ainda deu um conselho para outros estudantes que desejam se destacar tanto em competições acadêmicas quanto na produção científica.
“Dê sempre o seu melhor e sempre busque ajuda de professores que o incentivem, como eu tive da Carmelita Seno, do Ricardo Nascimento e do Alexandre Ali. Além de estar focado, se dedicar e acreditar em si próprio”, conclui.