O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro comemorou o Dia do Administrador com um evento especial, nesta sexta-feira (09). Profissionais e estudantes estiveram reunidos participando de palestras, da inauguração da nova biblioteca física do Conselho e da entrega da sétima edição da Medalha Administrador Belmiro Siqueira.

O presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, foi o responsável por abrir o evento e parabenizou os colegas de profissão, destacando a importância da Administração e do papel do Administrador em meio às mudanças.

img_7636“É tempo de retrospecto, de exaltar as vitórias alcançadas nesses 51 anos de regulamentação profissional. Tempo de sopesar as dificuldades, identificar suas causas com o objetivo de vencer os obstáculos. Data de aniversário também é tempo de reafirmação, de firmar propósitos, de iniciar uma nova trajetória. É tempo de reflexão do que fizemos e do que precisamos fazer. Um novo ciclo se inicia no processo de formação da nossa profissão”, disse o Administrador.

Belmiro Siqueira

Durante o evento, com o objetivo de destacar e valorizar aqueles que contribuíram para a Ciência da Administração, profissionais com 40 anos ininterruptos de registro profissional no CRA-RJ foram contemplados com a Medalha Administrador Belmiro Siqueira e um certificado especial emitido pelo Conselho do Rio.

O Administrador Orlando de Almeida Marques, escolhido como representante dos homenageados, falou sobre a profissão e felicitou os colegas.

img_7797“Eu tenho uma profissão que eu adoro e continuo adorando. Sei que tenho uma responsabilidade e que todos nós temos conhecimento e capacidade de buscarmos mudanças na nossa sociedade. Essa é uma medalha que todos merecem, só tenho que agradecer e parabenizá-los”, disse.

Requisitos

Ainda durante a manhã, o Adm. Vicente Ferreira, mestre em Administração e diretor da Coppead/UFRJ, apresentou a palestra ‘Requisitos para a formação de executivos’, abordando os desafios dos gestores, as ações que funcionam dentro das organizações e os avanços tecnológicos. O Administrador destacou ainda que é importante envolver e motivar os indivíduos dentro das instituições e ter um olhar a longo prazo, evitando focar em apenas uma dimensão de resultado.

Biblioteca

img_7922Na parte da tarde, foi inaugurado pelo Adm. Wagner Siqueira o novo Salão de Leitura Beatriz Wahrlich, localizado no primeiro andar da Casa do Administrador, que além de reunir os textos clássicos e atuais da Ciência da Administração, traz um laboratório de informática para aprimorar o atendimento aos profissionais e estudantes.

“Estamos concretizando aqui o sonho de muito tempo, que irá unir o CRA-RJ e a Universidade Corporativa do Administrador para trabalhar junto na evolução do profissional”, salientou o Adm. Wagner Siqueira.

Convênio

O Dr. Leonardo Barberes, secretário-geral da Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (Aherj), esteve presente no evento e assinou um convênio de cooperação técnica entre a instituição que representa e o CRA-RJ. Os Administradores Leonardo Fuerth, superintendente do Conselho do Rio, e Pedro Paulo Leite do Vale, coordenador da Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde do CRA-RJ, também assinaram o termo como testemunhas.

Tendências

A segunda palestra do dia ‘Megatendências e a Educação Financeira’ foi apresentada pela Adm. Ilda Spritzer, que falou sobre as ferramentas que estimulam a educação financeira e apresentou um panorama da sociedade para os próximos anos. A especialista defendeu que o ensino é a melhor forma de superar os problemas atuais.

img_8019“Com a educação fazemos a diferença, precisamos investir no ensino de base para construir o País que queremos. Costumo dizer que o maior investimento da minha vida foi investir em capacitação e educação”, disse.

Após a palestra, a Adm. Ilda Spritzer recebeu do Adm. Wagner Siqueira, o Prêmio Adm. Gilda Nunes, que homenageia mulheres que se destacam na profissão.

“O trabalho é resultado de parcerias. Sinto-me honrada pelo prêmio e agradeço ao meu esposo, que é meu grande incentivador, aos meus filhos e netos, que tanto me ensinam, e aos alunos e professores, que nos dão força para acreditar que vale a pena”, disse em discurso.

X Encad

img_8182O Adm. Luiz Augusto Costa Leite, consultor temático do X Encontro de Administradores,  convidou os presentes para participarem do evento, que acontece nos dias 5 e 6 de outubro no Centro de Convenções da Firjan. Ele falou sobre o tema central ‘Da máquina à rede: a nova realidade da Administração’ e apresentou os painéis e palestrantes do X Encad.

Todo o evento em comemoração ao Dia do Administrador foi transmitido ao vivo pela Rádio e TV do CRA-RJ. Em breve, você encontrará todos os vídeos nas mídias do Conselho.