Centenas de profissionais e estudantes marcaram presença no evento “SAC – O Desafio Diante do Novo Perfil de Consumidores: Direitos e Deveres”,   no dia 8 de maio. Dois publicitários e um advogado revezaram a apresentação de temas distintos,

O evento dividido em três partes foi comandando pelo Adm. Miguel Marun,   Conselheiro e Coordenador da Comissão de Marketing do CRA-RJ.

O advogado Mário Cataldo ministrou “Código de Defesa do Consumidor”. Ele explicou que empresas físicas e virtuais devem respeitar o consumidor e prestar atendimento, em caso de dúvidas e reclamações, “24 horas por dia, 7 dias por semana”.

De acordo com o palestrante, os clientes devem conhecer seus direitos para cobrarem as companhias, quando acontecerem casos de serviços mal prestados.

“O papel e a importância dos SACs para as empresas” foi conduzido por Tatiana Seixas. Segundo ela, o avanço da internet alterou o comportamento dos compradores e as empresas estão tentando acompanhar essa tendência.

“Hoje, o consumidor tem voz e usa as redes sociais para publicar suas reclamações e queixas contra as empresa”, declara. A publicitária destacou que não é preciso apenas ter presença virtual.  “É necessário que as empresas estejam prontas para dialogar com os clientes sempre. Tanto nos casos de reclamações, quanto críticas e elogios”, concluiu.

A última parte do evento, “SAC 3.0: a tendência se tornou realidade” foi apresentada por Roberto Wajnsztok.  O palestrante explicou que a internet aumenta o ponto de contato entre a instituição e o cliente.

Por isso, as empresas devem prestar atendimento ao consumidor, em todos os canais de comunicação. “O comprador precisa ser atendido sempre, quanto maior o silêncio da empresa, maior será a insatisfação do cliente”, concluiu.