O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro promoveu o evento “O Negócio e a Profissão do Consultor” em parceria com o Instituto Brasileiro de Consultores de Organização (Núcleo RJ). O primeiro encontro do ciclo de debates aconteceu na última quinta-feira (23) na sede do CRA-RJ.

A abertura da solenidade ficou por conta do vice-presidente do CRA-RJ, Adm. Francisco de Jesus, e do diretor do IBCO, Antonio Carlos Teles. Ambos falaram da importância da nova parceria firmada, que tem como objetivo contribuir com a difusão de conceitos e práticas da Gestão das organizações por meio da consultoria.

 IMG_6172

O debate contou com as palestras do vice-presidente do IBCO, Adm. Luiz Augusto da Costa Leite, e ainda do psicólogo organizacional e presidente da Intercultural, Peter Barth, que foi o grande homenageado da noite. Reconhecido como um dos principais professores de liderança no Brasil, Peter atuou como consultor em empresas de renome no país e completa mais de 50 anos de atuação na área de pesquisas voltadas ao desenvolvimento profissional e organizacional.

A palestra do vice- presidente do IBCO, Adm. Luiz Augusto da Costa Leite, tratou do tema de consultoria de forma geral, falando do papel que tem o consultor e da importância que esse trabalho representa principalmente em momentos de mudanças nas grandes organizações.

“Muito mais do que dominar algumas das técnicas de consultoria, a primeira luz no trabalho do consultor é ter consciência de que é uma questão de mudança, de transformação. Isso é o que de fato caracteriza a nossa atividade”, declarou o administrador.

Peter Bath discursou sobre sua vasta experiência na área de consultoria, falou de momentos específicos de sua carreira e deixou uma mensagem importante aos espectadores do evento.

“Existem três fatores fundamentais para uma carreira bem sucedida:escolher trabalhar com o que se ama, desenvolver continuamente suas competências e encontrar no mercado quem esteja disposto a pagar pelo o que  você faz. Procurem conhecer mais de perto a carreira por qual almejam, isso é fundamental” disse Peter.

Por fim, os espectadores presentes participaram do debate com perguntas e depoimentos. Com sucesso, o evento abriu a série de debates que dará a oportunidade para que Administradores, Tecnólogos em gestão e graduandos em Administração conheçam de perto o mercado da consultoria organizacional e planejem suas futuras carreiras.