O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro fiscalizou mais de 2 mil das maiores empresas sediadas no Estado do Rio de Janeiro e que são contratantes de cargos administrativos. Essa frente aberta objetiva a fiscalização do espaço legal que é reservado aos profissionais de Administração.
A identificação dessas empresas quanto ao exercício profissional foi possível por meio de bigdata e filtros aplicados, como o CBO 2521 (Administrador), definidos através do Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (Sifa). A ação solicita às organizações públicas e privadas dados como organograma, relação dos Administradores, chefias, gerencias , coordenadores e diretores.
Às pessoas jurídicas que não responderem as solicitações no prazo legal será enviado o auto de infração por Sonegação de Informações/documentos- Embaraço à Fiscalização com o valor da multa de R$ 3.270,13.
Com a utilização dessa fiscalização inteligente e trabalho forte, o CRA-RJ visa novos postos de trabalho abertos para profissionais do Estado, já que todas essas pessoas jurídicas precisam, necessariamente, ter um responsável técnico, que obrigatoriamente terá de ser um Bacharel em Administração ou Tecnólogo devidamente registrado e adimplente com o Conselho, podendo ser sócio, funcionário ou prestador de serviço.
Diversas fontes
O setor de Fiscalização do CRA-RJ, através de diversas fontes de pesquisas (Bigdata, denúncia, Diário Oficial, entre outros), instaura processos tanto de pessoa física como de pessoa jurídica, bem como acompanha todos os editais de concursos e licitações, que explorem atividades ligadas à Ciência da Administração, a fim de identificar possíveis irregularidades.
Os profissionais que identificarem incorreções no que tange à profissão do Administrador podem entrar em contato com o Setor de Fiscalização através do Clique-Denúncia, localizado no site do Sifa. Além de ser uma obrigação legal, o registro no CRA-RJ, assim como a pontualidade no pagamento da anuidade, representa a consciência profissional do indivíduo e da empresa.