Através do Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (Sifa) e da reunião de dados obtidos através de Big Data, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro continua atuando fortemente na fiscalização de empresas em todo Estado. Neste momento em que a gestão profissional é tão importante, foram enviados 1.385 ofícios para Pessoas Jurídicas que precisam se regularizar junto ao CRA-RJ, para atuarem de acordo com a lei, e que podem gerar novos postos de trabalho para o profissional da Administração devido à necessidade imperativa de um Responsável Técnico (RT).
As empresas que receberam o ofício possuem como objeto social atividades como consultoria em gestão empresarial, serviços combinados de escritório e apoio administrativo, treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, holdings de instituições financeiras e não financeiras, locação de mão de obra temporária, organizações de logística do transporte de carga, entre outros.
“Com a utilização do Sifa e desse cruzamento de dados, as empresas que se registram são obrigadas a fornecer um e-mail de contato para apresentação de recursos e defesas. Assim, podemos nos valer deste dado oficialmente informado pela empresa, para enviar respostas e comunicações de decisões do processo de fiscalização, clicando em um único botão. Com isso economizamos tempo, papel, impressão e correios”, salientou o presidente do CRA-RJ, Adm. Wallace Vieira, lembrando que sustentabilidade e rapidez nas respostas são pilares da atual forma de administrar do Conselho.
Os ofícios foram enviados para todo o Estado, divididos da seguinte forma: Capital (805); Grande Niterói (128); Região Metropolitana (117); Baixadas Litorâneas (74); Norte Fluminense (69); Região Serrana (57); Médio Paraíba (50); Região Centro-Sul Fluminense (21); Costa Verde (15) e Noroeste Fluminense (13).