Por Thiago Peixoto
Sob Supervisão de Érika dos Anjos|
Com apoio do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, mais uma área de vital importância na nossa sociedade foi reconhecida como campo de atuação para os Administradores, a Gestão Ambiental. A vitória ocorreu após decisão tomada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), em plenária no dia 08/11/2021, na qual foi removida a restrição dos profissionais de Administração trabalharem com gestão ambiental e multa aplicada à empresa.
A iniciativa veio após a Servec Ecologia, pessoa jurídica registrada no CRA-RJ há 10 anos, se deparar com exigências para licitações em órgãos governamentais que restringiam a participação de Administradores. A empresa destacou a impropriedade dessa proibição, uma vez que o profissional de Administração é Gestor qualificado para trabalhos com contribuição polivalente, o que ocorre na área ambiental. Movidos por essa certeza, a diretoria procurou o CRA-RJ e o CFA evocando a Resolução Normativa CFA no 371 de 30/09/09, que qualificou os Administradores como competentes para tais serviços.
Com isso, depois de muita luta e conscientização da classe, em 2021 a vitória foi alcançada.
“Esperamos que este fato, que comemoramos com todos os Administradores e com a direção do CRA-RJ e do CFA, venha a estimular uma maior dedicação das competências profissionais da Administração ao setor ambiental.”, disse em nota o diretor da Servec Ecologia, Adm. Paulo Pizão, que ainda completou:
“O setor ambiental é um amplo e fértil campo para atuação do Administrador, tanto na área de Gestão e Coordenação de Estudos, Projetos e Empreendimentos, como no próprio aprimoramento da Gestão Pública do Sistema Nacional de Gestão Ambiental, que se constitui de um cipoal de milhares de normas e diversos procedimentos, muitos deles, incoerentes, com a pretendida conservação ambiental, que na verdade, ao invés de atingirem o objetivo primordial de conservação da natureza, acabam por gerar impedimentos ao desenvolvimento econômico, imobilizando patrimônios e criando áreas abandonadas, propícias à ocupação irregular”, afirmou o Administrador.
É o CRA-RJ sempre buscando apoiar a ampliação do campo profissional do Profissional da Administração.