Por Bismark Alves
Sob supervisão de Érika dos Anjos|
O diretor-executivo, ex-jogador de futebol e Administrador Rodrigo Caetano será o novo diretor de seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Formado em Administração de Empresas (PUCRS) e pós-graduado em Gestão Empresarial (FGV), o diretor estava no comando da pasta de futebol do Atlético Mineiro. O anúncio oficial será feito nos próximos dias.
Rodrigo Caetano, gaúcho de 53 anos, começou sua jornada no futebol nas categorias de base do Grêmio, subindo para a equipe principal em 1990. Por conta das lesões sofridas ao longo da carreira, decidiu se aposentar em 2003, quando passou a ser dirigente do RS Futebol, clube do Rio Grande do Sul. Em entrevista concedida para o CRA-RJ, que você pode assistir aqui, o novo diretor de seleções da CBF falou sobre a importância da Administração para o seu desenvolvimento como atleta.
“Ainda quando atleta, procurei vestibular e cuidei bastante da minha formação acadêmica em Administração, porque era através das ferramentas desta profissão que eu poderia justificar uma tomada de decisão a quem me contratasse. Você não pode levar ao gestor uma decisão ou um grande número de informações para uma decisão em conjunto se não houver um embasamento científico”, analisou Rodrigo.
Como diretor-executivo de futebol, Caetano acumula passagens por equipes da elite do futebol brasileiro, como Grêmio, Vasco, Fluminense, Flamengo, Internacional e Atlético Mineiro, sendo responsável por grandes trabalhos de reestruturação e conquistas. Na equipe de Minas Gerais, seu último trabalho, ganhou títulos como o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e três estaduais.
No campo da gestão esportiva, Rodrigo Caetano também ministrou palestras sobre o assunto, participando também de cursos de Governança Corporativa, Seminário de Gestão Criativa e Simpósio de Administração de Empresas. Ele falou sobre a utilização de métodos administrativos no seu modelo de gestão no futebol, fator que o ajudou a consolidar sua carreira como diretor executivo.
“Administração no esporte é uma área muito específica, resultado da adaptação das ferramentas que esta ciência nos ensina. Foi dessa forma que venho construindo um método bastante próprio de gestão, com sustentação na formação acadêmica em Administração de empresas”, finalizou o dirigente.
O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro parabeniza Rodrigo Caetano pelos serviços realizados em prol da Administração no âmbito esportivo, desejando sucesso ao profissional no cargo de diretor de seleções da CBF.