Tarciana Medeiros entrou para a história do Banco do Brasil no dia 16 de janeiro de 2023 ao se tornar a 1° mulher à frente da instituição, que é bicentenária. A paraibana de Campina Grande é formada em Administração de Empresas e tem pós-graduação em Administração, Negócios e Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão e está cursando um MBA em BI e Analytics, além da formação do Banco do Brasil para atuação em cargos de alta gestão executiva.

Nascida no dia 12 de novembro de 1978, Tarciana vem de origem humilde e era feirante na infância e antes de entrar no Banco do Brasil, nos anos 2000, também foi professora. A agora presidente cita sua mãe e sua tia como suas maiores inspirações e conta que foi com elas que aprendeu o poder do estudo, o valor do trabalho e que alcançar o topo era possível, algo que costuma ser subjetivo para uma mulher negra e homoafetiva, se tornando uma representante na busca por igualdade social e racial no Brasil. 

Sua trajetória no BB se iniciou na agência de Posto da Mata, na Bahia, no ano de 2000. Em 2002 assumiu seu primeiro cargo de gestão e rodou o país nos anos seguintes atuando em agências e superintendências desenvolvendo estratégias para distribuição de produtos ligados aos mercados de pessoa física e de agronegócios. 

A Administradora comandou a Superintendência Comercial da BB Seguros entre 2013 e 2018. Nesse período desenvolveu modelos de indução de vendas, se apoiando na coordenação e direção das equipes dispostas na holding da BB Seguros, consolidando a empresa como uma das maiores da América Latina no segmento. 

Em 2018, a agora executiva foi promovida para trabalhar no setor da Diretoria de Empréstimos e Financiamentos, onde conduziu processos de pós-vendas para pessoas físicas. Seu desempenho aumentou a satisfação dos clientes e reduziu os números de reclamações a níveis históricos. Tarciana também é responsável pelo B-commerce do BB. 

Já em 2023 ela foi uma das mulheres mais poderosas do mundo em um ranking divulgado pela revista ForbesToda dedicação e empenho durante a carreira transformaram a Tarciana em um dos nomes das grandes mulheres na Administração. 

O CRA-RJ continuará contando histórias de grandes Administradoras em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Nesta semana, ainda teremos Sônia Hess e Gilda Nunes e já tivemos Beatriz Warhlich e Luiza Trajano.