Nada melhor do que analisar a vida dentro das organizações empresariais do que a partir da constatação de como é a vida fora delas. A matéria-prima natural e abundante se encontra nas obras e nos exemplos fornecidos ao longo dos tempos por meio das manifestações artístico-culturais produzidas pela própria humanidade: teatro, cinema, pintura, história, literatura, música e assim por diante.

doze-homens-e-uma-sentenca-foto-31Existe melhor maneira de se estudar, em suas mais distintas facetas, por exemplo, a dimensão gerencial da “liderança” no mundo das organizações e na sociedade em geral do que explorar as características de figuras históricas ou ficcionais? Através da realização dos Debates Culturais em Administração, o Conselho Regional de Administração RJ pretende contribuir de maneira singular e direta para a discussão e o exame da dinâmica do comportamento humano nas organizações, tema nunca suficientemente explorado e, no entanto, tão íntimo de tantos quantos exercem atividades de direção, de gerência, de supervisão ou de assessoramento e de consultoria, ou mesmo como operadores técnicos ou simples colaboradores engajados em atividades organizacionais.

Como estudo de caso, analisaremos o filme “Doze Homens uma uma Sentença, um clássico de Sidney Lumet, que aborda de maneira excepcional distintos estilos de liderança encontrados nas organizações.