Por Bismark Alves
Sob supervisão de Érika dos Anjos|
O ano de 2024 começa com a campanha Janeiro Branco, ação dedicada à conscientização sobre a saúde mental, realizada durante o mês de janeiro. Instituída em 2014, o objetivo da campanha é fomentar discussões e ações que visem o cuidado e a promoção da saúde mental, combatendo o estigma associado às doenças mentais.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população diagnosticada. A OMS também acende um alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida. Para a Organização, estar mentalmente saudável significa atingir um estado de bem-estar no qual a pessoa consegue desempenhar suas habilidades, lidar com as adversidades da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para sua comunidade.
Esses transtornos decorrentes da saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados de exercer suas funções laborais. O mês de janeiro foi escolhido para a campanha porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.
O tema ‘saúde mental’ já foi debatido em programas do CRA-RJ. Durante o Encad RH, o presidente do Conselho, Adm. Wagner Siqueira, falou sobre a importância das organizações trabalharem a questão psicológica de seus colaboradores. Também na última edição do Cenário RH, com as participações da Adm. Elioneide Venâncio e Adm. Cristina Mattos, membros da Comissão Especial de Recursos Humanos do Conselho. Elas falaram sobre a importância da saúde mental e a nova lista de doenças relacionadas ao trabalho, atualizada pelo Ministério da Saúde. Assista no canal do Youtube do Conselho, ou ouça agora nas plataformas digitais Spotify e Deezer.
O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro reitera apoio nessa campanha. Cuide da sua saúde mental e não deixe esse tema tão importante passar em branco!