A mesa de diálogo do X Encad contou com a presença do Adm. Francisco Gomes de Matos, que lançou o livro Ética na Gestão Empresarial: prioridade estratégica – 3ª edição, com o presidente do Metrô Rio, Flávio Medrano Almada, e com o presidente do CRA-RJ, o Adm. Wagner Siqueira, que abriu o debate enfatizando que ‘pensar na nossa sociedade é pensar também as suas organizações em seu modo de ser’.

Com grande experiência na gestão de importantes empresas, Flávio Meldrano culpou a cultura do brasileiro como um referencial para a falta de ética dentro do país. Para ele, o hábito de sempre buscar levar vantagem sobre o outro é um dos exemplos que prejudicam a evolução e o desenvolvimento das organizações.

20161005_180127“O Brasil vive uma crise de ética. Todos os demais problemas aos quais o país passa atualmente são reflexos de uma profunda crise de ética”.

Dentro desse contexto, o Adm. Francisco Gomes de Matos explicou a sua inspiração para a elaboração do livro. Para ele, foi justamente a percepção da falta de ética na sociedade brasileira que o levou a desenvolver um trabalho que alcance não só os gestores, mas todos aqueles que necessitem melhorar o olhar ético.

20161005_174617“Escrevi um livro sobre ética justamente para encontrar a ética. A motivação é buscar construir um sentido para uma procura. Para mim, três conceitos ajudam a entender a ética: a humildade, elemento fundamental para produzir conhecimento científico e ; a confiança, já que não há ética possível, ela é a matéria prima do relacionamento; e o compromisso, já que a omissão é o descaminho da ética”.

O Adm. Wagner Siqueira finalizou a mesa de diálogo trazendo a ética para dentro das organizações.

20161005_173815“A questão fundamental dos valores contabiliza coisas concretas e não o impacto dos estilos de lideranças, compromissos, motivações e bens instagiveis”, relacionou.

Após as considerações finais, foi aberta a sessão de autógrafos com o Adm. Francisco Gomes de Matos.