Acompanhar tendências econômicas, tecnológicas, trabalhistas e conceituais é um dos grandes desafios que as principais organizações do mundo enfrentam para se manterem competitivas e atualizadas. A adoção de estruturas rígidas hierarquicamente, assim como de modelos de certa forma ultrapassados, acabam ingessando a relação entre gestores e os formadores de toda a estrutura das empresas.

Foi pensando nessa visão mais produtiva que o consultor e sócio da Corall Vicente Gomes apresentou o painel “Por um Novo Modelo de Gestão” no X Encad, juntamente com a presidente de mesa e conselheira do CRA-RJ, Adm. Elizabeth da Costa Bastos.

Para o consultor, a maioria dos gestores não está preparada para acompanhar as transformações que ocorrem em todas as áreas da sociedade e que fragilizam ainda mais o ambiente dentro das organizações:

20161005_161510“Estamos vivendo em um mundo cada vez mais volátil, com mudanças que crescem de forma exponencial. Essas incertezas geram muitas variáveis novas, as quais por vezes ainda não possuem estudos mais aprofundados sobre sua influência. Dessa forma, a Administração tem uma oportunidade de se reinventar e desenvolver novos modelos de gestão organizacional para tomar decisões mais racionais”.

Vicente Gomes também destacou o novo papel que os gestores devem executar dentro das empresas, fugindo de um estereótipo ligado à rigidez e de uma visão vertical na hierarquia. Para o consultor, o mundo está cada vez mais integrado, onde os verdadeiros líderes devem saber ouvir, conviver e se colocar como mais um membro atuando em prol da organização.

20161005_160605“A liderança é algo que qualquer um de nós já teve em algum momento na vida. O líder é aquele que consegue se coordenar, mobilizar e inspirar pessoas a dar o melhor de si. Esse papel não pode ser desenvolvido de cima para baixo, mas sim de forma integral, na horizontal”.

Ao final da palestra, a Adm. Elizabeth Bastos dialogou com Vicente Gomes e os demais presentes sobre as ideias expostas, afirmando a importância da “sensação de pertecimento” dos steakholders envolvidos na organização. Além disso, os presentes também puderam contribuir com perguntas referentes ao assunto em questão.