Por Gabriel dos Anjos
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

Na próxima terça-feira (11), será realizada no auditório Adm. Gilda Nunes, na sede do CRA-RJ, às 18h30, a palestra “Perícia Grafotécnica e a Assistência Técnica em Grafoscopia”, com o Administrador e Perito Grafotécnico André Luís Pinheiro Monteiro, autor de livros sobre o assunto. O evento também terá transmissão ao vivo, sem certificado, pelo canal do CRA-RJ no Youtube. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

A  perícia grafotécnica utiliza dos métodos da grafoscopia, que estuda a escrita manuscrita com as singularidades das assinaturas de cada indivíduo, para verificar se as escritas de uma determinada investigação foram escritas por uma determinada pessoa ou não.

“A perícia grafotécnica tem por objetivo esclarecer se uma assinatura questionada é ou não autêntica”, esclareceu o Adm. André Luís. 

Atualmente, a área de perícia grafotécnica é uma das mais requisitadas no ramo de perícia judicial no Brasil. O mercado de trabalho da área apresenta diversas oportunidades, visto que o país está entre aqueles que têm mais casos de fraudes do mundo. O Brasil registrou 5,6 milhões de tentativas de fraudes em 2022, segundo um mapeamento da ClearSale, empresa especializada no tema. A alta demanda por profissionais é enfatizada pelo Adm. André Luís.

“A perícia grafotécnica é muito requisitada pelos Tribunais no estado do RJ e em demais unidades da Federação, devido ao elevado número de fraudes perpetradas diariamente na produção das assinaturas em documentos diversos. Portanto, o Magistrado precisa do Perito Grafotécnico para que seja esclarecido se a assinatura questionada é ou não autêntica”, ressaltou. 

A área de perícia judicial e, especialmente, a perícia grafotécnica é um campo aberto para os profissionais de Administração, justamente pelo vasto conhecimento em diversos temas. Segundo o Adm. André Luís, o pontapé inicial para os interessados na área é a realização do curso de formação de peritos. 

“Participar de Curso de Formação de Perito Grafotécnico e de Perícia Judicial para posterior inscrição no cadastro de Perito junto aos Tribunais no estado do RJ, apresentando a documentação requerida por cada Tribunal”, explicou o Administrador. 

A palestra do dia 11 de abril também abordará temas como os equipamentos utilizados na perícia, a diferença entre peritos e assistentes técnicos e a formação genética do traço, tema fundamental na perícia grafotécnica.  Clique aqui e faça sua inscrição na palestra “Perícia Grafotécnica e a Assistência Técnica em Grafoscopia”! Os participantes presenciais do curso receberão certificado chancelado pela Universidade Corporativa do Administrador, que para os estudantes valerá como horas de atividades complementares.