Por Luciana Gomes
Sob supervisão de Érika dos Anjos|
O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) divulgou hoje os resultados finais e as primeiras listas de aprovados do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”.
A seleção contou com quase 1 milhão de inscritos disputando 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos e entidades federais. Os participantes podem conferir a lista de aprovados e seu desempenho individual na área do candidato no site da Cesgranrio.
Para os candidatos dos Blocos 1 a 7, a lista divulgada hoje é provisória, pois aqueles aprovados para cargos que exigem curso de formação precisam confirmar interesse em participar até amanhã, dia 5 de fevereiro, para garantir a vaga. À medida que candidatos confirmam ou recusam as vagas, novas convocações ocorrerão. As listas provisórias serão atualizadas nos dias 11 e 18 de fevereiro, antes da publicação da lista definitiva, prevista para 28 de fevereiro.
Já para os participantes do Bloco 8, o resultado divulgado hoje é definitivo, pois não há curso de formação. Os candidatos terão acesso às listas de aprovados em vagas imediatas e em lista de espera, e serão convocados pelos órgãos responsáveis para apresentação da documentação necessária para a posse.
O MGI também criará um “banco de candidatos” aprovados em lista de espera, em que cada bloco temático terá um banco específico com mais de 16 mil classificados. Os aprovados poderão ser chamados para vagas temporárias, sem perder sua posição para os cargos efetivos. Cada candidato aparecerá como aprovado em apenas um cargo, mas poderá estar em múltiplas listas de espera para vagas de maior preferência.
De acordo com uma pesquisa feita pelo CRA-RJ, para os Administradores que possuem registro havia vagas no Ministério da Saúde (9 cargos), na Funai (26) e a AGU (154), totalizando 189 vagas. Todas presentes no bloco 7 do CNU. Além dessas, outras 3.713 vagas estavam disponíveis em outros 19 setores formados em quaisquer áreas do conhecimento.