Por Érika dos Anjos|

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro comunica o falecimento, em El Salvador, da Administradora Ana Marta Concepción Moreno de Araujo, ex-presidente da Organização Latino-americana de Administração (OLA). Acometida pelo vírus Covid-19, Ana ficou internada alguns dias até falecer na tarde de ontem (21), de acordo com informações da Universidad Dr. Andrés Bello (UNAB), onde era reitora.

Em 2015, enquanto presidente da OLA, Ana participou do XVI Fórum Internacional de Administração (FIA), organizado pelo CRA-RJ, no painel “Entidades de representação profissional da Administração na AL: conexões produtivas”. Esteve com ela no palco do Museu de Arte Moderna o atual presidente do Conselho Fluminense, Adm. Wallace Vieira. Além disso, ela assinou um convênio entre a OLA e a Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm).

“Precisamos estar fortes e de mãos dadas lutando pela Administração. […] É preciso criar vínculos mais estreitos na ordem internacional, procurando um verdadeiro intercâmbio e defendendo as raízes culturais da América Latina”, destacou Moreno em sua palestra, que pode ser assistida aqui na CRA-RJ Play.

Com atuação destacada em prol da Administração latino-americana, sua morte foi sentida em muitos âmbitos. O vice-presidente de El Salvador, Félix Ulloa, destacou em sua conta no twitter que Moreno foi “uma brilhante acadêmica e extraordinária mulher”. Em sua página oficial, a UNAB declarou luto e afirmou que ela “era mestre de gerações, pilar da formação de excelentes profissionais”.

A Administradora lutava há semanas contra a Covid-19. Seus familiares e amigos iniciaram, inclusive, uma campanha de doação de plasma de convalescentes da doença para tentar um novo tratamento. Porém, infelizmente, não houve resultados.

Ana Moreno deixa marido, o também Administrador Rene Araujo, e dois filhos, Rene e Ana Esther, além de netos, a quem o CRA-RJ envia suas máximas condolências.