Por Érika dos Anjos|

A pandemia de Covid-19 e o isolamento social transformou a vida de milhões de colaboradores em todo país. Os gestores viram sua liderança “mudar” de estrutura e as organizações passaram a precisar cada vez mais de uma boa gestão de suas equipes. Por isso, o CRA-RJ convidou o presidente da instituição, Adm. Wallace Vieira, e os coordenadores das comissões especiais para dar dicas aos líderes neste momento de crise. Afinal, sabemos que ela passará e, quando tudo acabar, as equipes e organizações precisam estar ainda mais fortes para enfrentar o “novo normal”. Confira!

 

Liderar é muito mais do que chefiar. Por isso, o líder que está atuando nas organizações em meio à pandemia terá sucesso por já ter conquistado o respeito e demonstrado competência e habilidade para mostrar o caminho a ser seguido pela equipe. Obviamente, as mudanças tecnológicas e a distância influenciam no dia a dia, mas não na mudança de comportamento dos colaboradores se o líder já os influenciou com seus valores, pensamentos e reflexões”, Adm. Wallace Vieira, presidente do CRA-RJ.

 

“Antes de entrar no item principal da reunião, é preciso procurar saber se cada membro está bem, como tem passado a sua família e o que tem feito durante este momento (além do trabalho). A ideia é ter uma atuação ainda mais próxima e humanizada, buscando estreitar os laços. Precisamos estar ainda mais disponíveis para contribuir com aspectos extra job”, Adm. Hélio Meirim, coordenador da Comissão Especial de Logística do CRA-RJ.

 

“Em 1997, o filósofo irlandês especializado em comportamento e gestão organizacional Charles Handy publicou em seu livro ‘A Era da Transformação’ uma ideia bem distante à época: como administrar quando não se enxergam as pessoas. Trinta e três anos depois, essa é a realidade para líderes e liderados. E como vivê-la, de forma plena e produtiva? Handy nos diz ser a confiança a base para o desenvolvimento das organizações virtuais. A questão é que confiança não é algo que se contrata; confiança é algo que se conquista”, Adm. Reinaldo Faissal, coordenador da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ.

 

“Liderança é uma das habilidades mais importantes do Administrador. Pelo novo modelo de trabalho, atualmente, obrigatório, muitos às vezes não se encontram presencialmente. Logo, o volume de informações supera as expectativas e a ansiedade pelos resultados pode trazer alguns problemas aos processos. E é neste momento que o líder deve estar presente de forma atuante. Manter uma programação e contato diários, priorizando atividades; trabalhar por videoconferência; e se comunicar de forma transparente são atitudes essenciais”, Adm. Fátima Ribeiro, coordenadora da Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde do CRA-RJ.

 

“A pandemia mudou hábitos e comportamentos nas relações pessoais e profissionais. Passamos a ter consciência e importância do papel de cada um como indivíduo, bem como para toda a sociedade. Ficou mais fácil desenvolver a liderança, pois as pessoas estão mais conscientes das responsabilidades, bem informadas e altruístas. Isso faz com que ao seguir o líder, entendam ser o melhor para equipe, um conjunto de equipes ou toda organização. O ano de 2020 está sendo diferente para marcar cada um individualmente e coletivamente, proporcionando o surgimento de novos líderes”, Adm. Cléber Lessa, coordenador da Comissão Especial de Administração de Condomínios do CRA-RJ.

 

“Em tempos de crise, é preciso muito equilíbrio para preservar o valor das pessoas e da organização. Devemos buscar maneiras de nos adaptar rapidamente ao novo cenário, procurando alcançar objetivos com inovação e criatividade, além de ficar atentos para o novo mundo pós-crise. A implementação de medidas concretas e de uma visão de futuro são essenciais para tranquilizar o público interno e externo, bem como mobilizar as pessoas na direção certa. Também seria importante que os líderes trocassem experiências atuais e passadas para enfrentar essa situação”, Adm. Carlos Roberto Fernandes de Araujo, coordenador da Comissão Especial de Finanças do CRA-RJ.

 

“A implementação de boas práticas de comunicação através da utilização dos meios tecnológicos tem sido uma das principais saídas para gerenciar o time. Essa comunicação tem como base um planejamento traçado mensalmente, onde cada membro do time assume seus compromissos e interage a cada reunião de acordo com suas respectivas responsabilidades. As metas objetivas definidas em comum acordo, faz o time sentir-se parte de todo o planejamento e colaborar de forma eficiente para a condução do trabalho”, Adm. Amanda Eloi, coordenadora da Comissão Especial de Inovação e Empreendedorismo do CRA-RJ.

 

“O importante é o gerente passar para sua equipe que nessa pandemia todos estão na mesma situação de aprendizagem. Não tem nada pronto!  O que há é a chance de aprender coletivamente. Se este conceito for entendido por todos, a equipe e seu gerente vão construir juntos os caminhos da boa gestão”, Adm. César Campos, coordenador da Comissão Especial de Gestão Pública do CRA-RJ.

 

“O trabalho home office, embora muito útil e necessário nos tempos atuais, nos tira a vibração e contribuição do contato pessoal e humano. Então, os gestores devem ter autoconfiança, coragem, lidar com incertezas e fazer com que a equipe se sinta produtiva, participativa e competente, abrindo espaço para que a comunicação dos colaboradores tenha estímulos com feedback motivador e proativo”, Adm. Alberto Levitan, coordenador da Comissão Especial de Gestão Profissional de Edificações.

 

“Em tempos de pandemia, é fundamental estabelecer mais humanização de forma a aprimorar as relações humanas transversalmente com a chamada inteligência emocional. Assim, líderes precisam ser percebidos pelos times como facilitadores de um processo. Nesse momento, usar ferramentas motivacionais como o feedback, mantém o engajamento dos profissionais aumentando a produtividade. Por fim, traçar claramente metas e objetivos do negócio norteiam o comportamento individual e dá mais sentido ao trabalho coletivo em novos tempos“, Adm. Rita Lima Borges, coordenadora da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ.

 

“A dica é manter um canal de comunicação que vá além das cobranças de trabalho, saber como está o ânimo, estado de saúde dos colaboradores e familiares, condições indispensáveis para manter elevada a moral e coesão do grupo, mesmo que distante. A realização de uma reunião virtual periódica é outro ponto importante e que pode ser batizada como café digital, pode ser outra boa sugestão”, Adm. Júlio Loureiro, coordenador da Comissão Especial de Gestão de Turismo do CRA-RJ.

 

“Nesses tempos de pandemia, entendo que a maturidade do grupo demandará ações específicas de liderança, exigindo diferenciado esforço de atuação. Ressalto a orientação, a comunicação e a empatia como elementos essenciais nesse processo, pois viabilizam uma visão comum dos objetivos e dos caminhos e valores que ditarão as ações diárias. A dica seria buscar a potencialização das energias individuais em busca de um resultado comum, com a compreensão e superação das novas e antigas dificuldades”, Adm. Luiz Félix, coordenador da Comissão Especial de Governança do CRA-RJ.

“Todo gestor já passou seguramente por algum período difícil em sua trajetória. Nesse momento atual, o desafio das lideranças é muito maior e seu foco principal é mostrar a sua humanidade, seu espírito de solidariedade e preocupação com o bem-estar de equipe. Dessa forma, ele conquista confiança, passa tranquilidade, estimula a trabalhar junto e a criar oportunidades, somar sem pressionar, sendo o espelho para cada um de seus colaboradores”, Adm. Yara Assis Rezina, coordenadora da Comissão Especial da Mulher Administradora do CRA-RJ.

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