Por Érika dos Anjos|
É com pesar que o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro comunica o falecimento do Adm. José Samuel de Miranda Melo Júnior, conselheiro federal eleito pelo estado do Maranhão (não chegou a tomar posse neste mandato), que foi mais uma vítima da pandemia de Covid-19. O Administrador estava internado desde o início de janeiro em um hospital de São Luiz/MA.
No Sistema CFA/CRAs, Samuel já havia exercido vários cargos, como conselheiro efetivo e presidente do CRA-MA, além de diretor de Formação Profissional e da Câmara de Registro Profissional no Conselho Federal de Administração. Doutor em Administração pela FGV, atualmente, era presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A ligação do Adm. Samuel Melo Júnior com o Rio de Janeiro sempre foi bastante produtiva, inclusive por possuir registro secundário no CRA-RJ e ter realizado diversas atividades colaborativas com a organização, como a participação na aula inaugural do primeiro curso de Mediação Empresarial, sediado no Rio, oferecido por meio de um convênio entre o CFA e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil; atuação como presidente de mesa da palestra “Um outro mapa profissional: reaprendendo a nadar”, com o especialista José Augusto L. Figueiredo, CEO na Lee Hecht Harrison Brasil, durante o XXVI Encontro Brasileiro de Administração (Enbra); e a presença em diversas entrevistas, assembleias, visitas técnicas e outros eventos.
Um grande reconhecimento desta doação à profissão veio no ano de 2018, quando o Administrador recebeu a Medalha Belmiro Siqueira, uma das maiores honrarias do CRA-RJ, durante a VI Convenção do Sistema CFA/CRAs, realizada no Maranhão. A homenagem foi entregue pelas mãos do presidente Adm. Leocir Dal Pai, à época presidente em exercício do Conselho fluminense, que lembra com orgulho da prontidão e disponibilidade de Samuel em prol da Administração.
“Samuel é um personagem importantíssimo da nossa profissão, tanto que foi o único a quem concedi a medalha numa categoria especial, pela significativa contribuição para Ciência da Administração em todo país. São poucas pessoas que a possuem e fico feliz de ter podido, ainda em vida, reconhecer o grande profissional que ele foi. Enfim, era um Administrador presente, combativo e uma voz ativa na defesa do nosso campo de atuação tanto na iniciativa privada, quanto na iniciativa pública”, destacou Dal Pai.
Samuel deixa esposa e cinco filhos. O CRA-RJ deseja força a todos os familiares para superar o momento tão difícil.