Pela estagiária Bárbara Gouvêa
Sob supervisão de Érika dos Anjos |
Desde 2012 é realizada a campanha Novembro Azul em todo Brasil, sendo que o movimento surgiu em 2003, em Melbourne, na Austrália. Durante o mês são promovidas ações importantes para chamar atenção para prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, principalmente, o câncer de próstata.
A campanha surgiu com dois amigos que se inspiraram na mãe de um outro amigo, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, e então resolveram fazer o mesmo para o câncer de próstata e aproveitaram as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. Eles deixaram crescer um bigode e cobraram 10 dólares de cada ‘bigodudo’. O movimento foi crescendo e, um ano depois, fundaram a fundação Movember e todo o dinheiro arrecadado pelos bigodes era destinado ao combate ao câncer de próstata.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. O “Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. O país realiza eventos, palestras e ações reforçando a importância sobre a prevenção e cuidados.
Exames e prevenção
Homens acima dos 50 anos são mais propensos ao câncer de próstata, portanto, é necessário realizar o exame periódico (anual). Os mais jovens, com histórico da doença na família, devem passar pelo procedimento clínico antes dessa faixa etária, em geral, a partir dos 45 anos.
Além dos exames, os homens devem se prevenir de outras formas, como: não fumar; reduzir a ingestão de álcool; manter o peso corpóreo ideal; praticar atividades físicas; e entre outros.
O CRA-RJ apoia essa campanha e incentiva a realização dos exames!