O novo Manual de Identidade Visual do Sistema CFA/CRAs está disponível no site do CFA e apresenta as maneiras corretas de aplicação dos elementos da Administração, quando utilizados para divulgação oficial e institucional do ‘Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração’. A mudança acompanha a evolução profissional, social e tecnológica presente no dia a dia de pessoas e organizações. Além disso, atende a um pleito do CRA-RJ, tornando o logotipo de uso exclusivo de registrados no Sistema CFA/CRAs, entidades classistas de Administração e Instituições de Ensino Superior.
Para o diretor da Câmara de Desenvolvimento Institucional do CFA, Adm. Rogério Ramos, um dos coordenadores da produção do manual, as transformações das marcas ao longo do tempo são um caminho natural, percebido em pequenas e grandes entidades. Portanto, a medida adotada pelo Sistema CFA/CRAs está de acordo com as estratégias de mercado.
“Essa mudança oxigena, renova e atualiza a nossa identidade, no contexto de uma nova Era Digital, em um tempo de novas definições sobre marcas. Retirou-se o efeito de 3D, optando-se pelo conceito ‘chapado’ do símbolo. A cor também foi modificada, proporcionando uma identidade visual mais leve, entre outras questões. O objetivo é fazer nossa marca se fixar como algo moderno na percepção de toda a sociedade, principalmente dos profissionais e estudantes de Administração”, explicou Ramos.
Ainda de acordo com o Adm. Rogério Ramos, a receptividade das mudanças tem sido positiva. No entanto, ainda há algumas resistências, o que ele considera normal, devido aos quase 30 anos de utilização da antiga identidade visual.
Ele ainda chama a atenção para o envolvimento de todos os Regionais em prol do Sistema CFA/CRAs, na divulgação desses novos conceitos, pois eles ajudam a fortalecer e a dignificar a profissão em todo o país.
“É importante que os CRAs assumam a Normativa e passem a aplicar o disposto no Manual em seus materiais midiáticos, para que a gente tenha uma marca só em todo o Brasil. Além disso, o trabalho em conjunto faz com que o Sistema CFA/CRAs seja bem apresentado, transmitindo uma boa imagem de unificação”, defendeu o Adm. Rogério Ramos, que também é conselheiro federal pelo Estado do Tocantins.
A RN 520/17 foi publicada no dia 21 de agosto, mas o novo Manual de Identidade Visual do Sistema CFA/CRAs havia sido aprovado durante a 22ª reunião do Plenário do CFA, no dia 17 do mesmo mês.
Confira a Resolução Normativa 520/17, e todas as suas definições, na íntegra.