O CRA-RJ esteve presente dia 18 de junho,   durante a Cúpula dos Prefeitos,   na Rio+20,   no lançamento da campanha mundial I’M A CITY CHANGER, uma iniciativa da ONU Habitat, que tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável urbano e estimular a mudança de comportamento do cidadão em prol de cidades. No Brasil, o foco da campanha é a Mobilidade Urbana e tem como mote o slogan “Evolua com mobilidade”.

Rio20 (2)“O tema mobilidade foi escolhido por ter muito impacto nas metrópoles. Buscamos uma forma de reforçar a visão de cidade verde, abordando as quatro principais alternativas de comportamento que podem amenizar os efeitos do crescimento urbano: uso do transporte coletivo, uso da bicicleta, estímulo à carona e o comportamento que preza a civilidade. Hoje, mais da metade das pessoas do mundo moram em cidades e é nelas que estão as oportunidades para enfrentar os desafios globais. Precisamos de cidadãos transformadores para construir um futuro urbano melhor”, afirma Joan Clos, Secretario Geral Adjunto da ONU e Diretor Executivo da ONU-Habitat.

Sobre o I’m a City Changer

A campanha é uma plataforma aberta para compartilhar ações positivas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades. A campanha I’m a City Changer trabalha para alcançar melhores cidades através do desenvolvimento urbano sustentável por meio de temas-chave como: Cidade Resiliente, Cidade Verde, Cidade Saudável e Segura, Cidade Inclusiva, Cidade Planejada e Cidade Produtiva. Governos locais, associações da sociedade civil, empresas privadas, academia e qualquer outro ator que trabalha pelo desenvolvimento sustentável das cidades estão convidados para se unir à campanha.

Sobre a ONU Habitat

Com sede em Nairóbi, Quênia, a agência ONU-HABITAT, das Nações Unidas, é a instituição encarregada de coordenar e harmonizar atividades em assentamentos humanos, facilitando o intercâmbio global de informação sobre moradia e desenvolvimento sustentável, além de colaborar com os países nas políticas e assessoria técnica para enfrentar o número crescente de desafios enfrentados por cidades de todos os tamanhos. ONU-HABITAT tem aproximadamente 154 programas técnicos e projetos em 61 países do mundo, a maioria deles em países em vias de desenvolvimento. As atividades operacionais da agência ajudam governos a criar políticas e estratégias que visam o fortalecimento de uma gestão autossuficiente no âmbito nacional e local. O escritório regional da ONU-HABITAT para América Latina e o Caribe funciona no Rio de Janeiro, desde 1996.

Visite: www.evoluacommobilidade.com.br / www.imacitychanger.org

Assista o filme da campanha: Clique aqui.