O chamado Mercado de Opções se mostra como um importante segmento dentro da área financeira a ser explorado pelos profissionais e estudantes de Administração e Gestão. Nele, é negociado o direito de vender ou adquirir um bem por um preço previamente fixado, independente da mudança de valores reais ao longo do tempo, o que exige um pensamento amplo e estratégico. É uma área ariscada mas, com a instrução correta, é possível obter bons lucros.
De acordo com o Portal do Investidor, vinculado à Comissão de Valores Mobiliários, quem adquire o ‘direito’ de obter determinado bem por um preço fixo, em data futura, precisa pagar um prêmio ao vendedor. No entanto, o titular ou comprador daquela opção não é obrigado a negociar com aquele valor pré-estabelecido, já o vendedor tem a obrigação de aceitar o preço acordado, uma vez que já foi premiado.
O site ainda reforça que, ‘no Mercado de Opções, o titular pode perder no máximo o prêmio pago, enquanto para o lançador de uma opção os riscos são ilimitados’.
Para o Adm. Luiz Mauricio da Silva, autor do livro “Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias”, o Brasil tem uma baixíssima representação no mercado de investimentos financeiros, o que poderia ser mudado se houvesse maior entendimento e interesse por parte dos profissionais de diversas áreas, principalmente da Administração. Para ele, esta é uma fonte preciosa de ganhos, desde que os passos sejam traçados estrategicamente.
“O Mercado de Opções é um dos que mais crescem no mundo. Além de conceder uma alavancagem nos rendimentos, pode arbitrar os investimentos, permitindo que o investidor se mantenha prevenido de riscos, como taxas elevadas, por exemplo. Isso é um diferencial no mercado especulativo, que está pautado em investidas a longo prazo”, explica o Administrador.
O especialista ainda destaca que, apesar dos riscos, vale a pena conhecer e investir nesse mercado.
Estudando com o autor
Para ajudar os profissionais e estudantes registrados no Conselho interessados em conhecer melhor essa área, a Biblioteca do CRA-RJ possui agora um exemplar do livro “Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias”, doado pelo autor.
Esta é a 4ª edição da obra, publicada pela Halip Editora & Consultoria, e apresenta, entre outras questões, ‘conceitos e fundamentos básicos, modelos de precificação de opções como o Black-Scholes e as “Letras Gregas”, Binomial, Modelo de Black, Merton’, expostas em 1.160 páginas.
O Adm. Luiz Mauricio da Silva ainda participou de uma entrevista para a Rádio CRA-RJ e para CRA-RJ Play sobe a publicação e a importância do seu conteúdo.