O coordenador da Comissão de Logística do CRA-RJ, que aconteceu no dia 11 de setembro na sede do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro e contou com a participação do consultor Eduardo Bernhardt e do Adm. Julio Loureiro, membro da Comissão de Logística.
Meirim explicou a importância do papel do Administrador para a construção de um trânsito equilibrado, a partir da conscientização da sociedade como um todo, das organizações e dos Governos Municipais, Estaduais e Federais.
Após a abertura da palestra, o consultor Eduardo Bernhardt descreveu um pouco sobre a história da bicicleta e sua trajetória ao redor do mundo. O palestrante citou alguns motivos para usar o meio de transporte: “é mais econômico, mais prático, facilita o transporte de pessoas e cargas, contribui para o meio ambiente e para a saúde da pessoa”, defendeu.
A questão ecológica foi abordada em outro momento da apresentação de Eduardo Bernhardt. “Os automóveis são responsáveis por mais de 50% das emissões de poluentes nas grandes cidades. Eles favorecem o congestionamento, os acidentes e a má ocupação do espaço público”, destacou.
Bernhardt disse ainda que menos da metade dos transportes motorizados nas grandes cidades realizam percursos inferiores a 7 km. “Esses trajetos poderiam ser percorridos, tranquilamente, por uma bicicleta”, argumenta.
Para concluir Eduardo Bernhard disse que não é contrário ao uso de automóveis apenas é engajado para que ele seja usado de forma consciente. “Queremos a humanização do trânsito”, finalizou.
O Adm. Julio Ribeiro avalia a contribuição do uso da bicicleta dentro das instituições. “Quando o funcionário usa a bicicleta em seu trajeto isso é refletido diretamente em sua produtividade. Ele pratica exercícios físicos com regularidade, tem uma saúde mais estável e não chega estressado no ambiente de trabalho”, defende.
O palestrante relacionou a questão da mobilidade urbana com o processo logístico das organizações. “Com o trânsito parado a entrega não é feita, os produtos armazenados não saem do estoque e o seu cliente não recebe a encomenda”, conta o membro da comissão de Logística do CRA-RJ.
Ribeiro contou que estudos apontam que a distribuição acontecerá de forma diferente. “Um único caminhão irá entregar produtos de diversas empresas. Outra solução para evitar prejuízos para a empresa é utilizar um caminhão com todos os produtos e várias bicicletas realizando as entregas nos bairros”, sugeriu.
A palestra completa estará disponível em breve no site da TV CRA-RJ e na Web Rádio CRA-RJ.