A Tecnóloga em Gestão de Marketing, Sheila Ladany esteve na sede do Conselho Regional do Rio de Janeiro no dia 8 de agosto, ministrando a palestra “Marketing hospitalar – Tendências e necessidades do novo milênio”. O evento foi desenvolvido pela Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde em comemoração ao Dia do Administrador Hospitalar (14/07) e ao Dia Nacional da Saúde (05/08).
Sheila Ladany, antes de iniciar a apresentação, conduziu um momento de relaxamento e uma dinâmica entre os participantes. A palestrante usou o conceito de Kotler para definir marketing: “marketing é um processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas”.
Seguindo essa definição, Sheila Ladany explicou que a missão do marketing hospitalar é conhecer as necessidades do cliente, tanto interno quanto externo, e satisfazê-las por meio de ofertas. No entanto, ela destacou que os processos não podem ser focados no produto ou em vendas. “A humanização nesse segmento merece destaque, já que o marketing está focado no atendimento e no encantamento do paciente-cliente”, explicou Sheila Ladany.
A tecnóloga abordou ainda as atividades desenvolvidas pela gerência de marketing: diagnóstico organizacional, avaliação e análise swot, disponibilização da verba de marketing, definição do planejamento estratégico, determinação e implementação do marketing mix, posicionamento do serviço no mercado e controle dos programas de marketing.
Segundo a palestrante, a distinção entre as atividades executadas pelo Administrador e pelo profissional de Marketing é fundamental para o sucesso da empresa. “Quando o Administrador está atuando em suas funções e o gestor de Marketing pode traçar o planejamento estratégico, nenhum dos profissionais fica sobrecarregado. Assim, os setores permanecem atuando de forma qualificada, eficaz e comprometida” afirmou Sheila Ladany.
Em breve, a palestra estará disponibilizada na íntegra no site da Web TV CRA-RJ.