O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro recebeu no dia 03 de dezembro,   a Administradora Patrícia Leal, coordenadora da Comissão de Empreendedorismo do CRA-RJ, para a palestra “Empreendendo: muito ou pouco. Faça a diferença!”.

Dezenas de pessoas, entre elas estudantes, profissionais e tecnólogos, estiveram no auditório do CRA-RJ para discutir as várias faces empreendedoras presentes no aprendizado e na gestão dos futuros ou Administradores.

A Adm. Patrícia Leal focou sua apresentação na distinção entre o empreendedorismo e o intraempreendedorismo. Ela explicou que o intraempreendedorismo acontece dentro de uma organização, por uma equipe que divide e projeta suas ideais para então, juntos, realizá-las, formando o núcleo empreendedor.

Em relação à concretização dos projetos empreendedores, a Administradora chamou atenção para como lidar com os problemas que podem surgir.

“A frente de qualquer tipo de projeto, você deve ter alguém ou uma equipe condicionada a solucionar o problema. O interessante é ver as falhas como oportunidades disfarçadas para ser criativo”, ensinou.

De acordo com Leal, o termo inovação, presente nos projetos empreendedores, algumas vezes é aplicado de maneira errônea.

“A inovação só é válida quando é um sucesso. Boas ideias dão certo quando se realizam, caso contrário uma inovação de nada serve”, afirmou a palestrante.

Para finalizar sua apresentação, a Administradora voltou a lembrar que o trabalho em equipe é fundamental em qualquer organização, e que mesmo o chefe deve participar ativamente da realização de projetos.

“Apesar de existirem os sistemas de hierarquia, o líder também está no suor do dia-a-dia para garantir que tudo saia conforme o desejado. Isso é trabalho em equipe, isso faz dar certo”, concluiu Leal.

IMG_0843 IMG_0850 IMG_0852 IMG_0854 IMG_0856