No dia 22, membros do Conselho Federal de Administração, incluindo o presidente da entidade, Adm. Wagner Siqueira, visitarão a sede da Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo, para o lançamento oficial do Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs. Este exame servirá como um atestado de qualidade na área específica selecionada pelo interessado, agregando ainda mais valor a este profissional de Administração no mercado de trabalho.
Durante o XV FIA, que aconteceu no fim de outubro, no Rio Grande do Sul, o coordenador da FGV Projetos, Edmundo Maia Filho; o Adm. Mauro Kreuz, diretor da Câmara de Formação Profissional do CFA; e o Adm. Marcelo Iwersen, conselheiro do CRA-PR, foram mediados pelo Adm. Wagner Siqueira em um painel sobre a importância desta certificação para aqueles que já trabalham com Administração e para os futuros profissionais.
Na ocasião, o Adm. Mauro Kreuz explicou ser o principal propósito da certificação unir a avaliação do sistema de formação educacional tradicional com as demandas do mercado de trabalho. Além disso, contribuir por meio desta qualificação para a melhoria dos indicadores de produtividade dentro das organizações no Brasil.
“A FGV acreditou nas nossas propostas, premissas e na Certificação Profissional como um programa moderno, contemporâneo, que atende ao novo modelo do mercado de trabalho. O mundo profissional, em todas as áreas, valoriza hoje de forma inquestionável as certificações profissionais. Esta ação deverá ser um marco profundo e paradigmático de valorização dos profissionais de Administração, já adotando o novo escopo doutrinário da profissão, que marca a gestão do presidente Adm. Wagner Siqueira”, destacou Kreuz, lembrando ainda que o Programa irá certificar profissionais de Administração na modalidade “Certificação por Prova” nas áreas de Administração e Seleção de Pessoal – Recursos Humanos; Administração de Materiais – Logística; Administração Financeira; Administração Mercadológica – Marketing – Administração de Vendas; e Administração de Produção.
A certificação passará a valer por 4 anos e a FGV será responsável pela elaboração e aplicação da prova, com a meta de avaliar se o candidato à certificação tem conhecimento e compreensão (básico), se sabe aplicar e analisar esse conhecimento (intermediário), e se é capaz de fazer sínteses e avaliações (avançado). Além disso, o estilo da prova será focado nas competências profissionais. Ao todo serão 260 pontos de testes no Brasil, a fim de que o profissional se desloque no máximo 300 km para se submeter ao exame.
A CFAPlay produziu um vídeo exclusivo explicando a parceria entre CFA e FGV para o surgimento e sucesso da Certificação Profissional. Veja aqui.