Por Josué Amador |

A Caixa Econômica Federal está promovendo a Semana Caixa de Conciliação até sexta-feira (11). O objetivo é renegociar dívidas pessoais e empresariais de cerca de 120 mil clientes de todo o país, com descontos de até 90% do valor total devido, para liquidação à vista, além de outras condições que variam de acordo com a situação do contrato e o tipo de operação de crédito. Os interessados em aderir à campanha podem extinguir processos judiciais de maneira conciliatória e voltar a poder de comprar e obter crédito no mercado.

Para o Tecnol. Gilvan Bueno, membro da Comissão Especial de Finanças do CRA-RJ, esta é uma boa oportunidade para as pessoas saírem do vermelho, uma vez que pagarão um valor bem abaixo do que o devido, se fossem contados juros e multas. A economia do país também deve ficar aquecida, uma vez que mais indivíduos terão poder de compra, movimentando o mercado no último trimestre do ano.

“O grande benefício dessa conciliação é que a dívida de uma pessoa, no cartão de crédito ou cheque especial, que cresce entre 11% e 12% ao mês, por exemplo, terá uma redução nesse montante. A primeira ideia de se fazer esse tipo de negociação é dar condições aos endividados de quitarem um saldo devedor alto por um preço mais barato, reativando o seu CPF para voltar a consumir”, disse.

Os profissionais da Administração, principalmente os ligados à área financeira das empresas, também devem observar esse tipo de conciliação como uma oportunidade de poupar capital, limpar o nome e reinvestir na própria organização.

“Uma empresa sem dívidas pode participar mais ativamente do mercado e o profissional de Administração em Finanças consegue planejar como resolver o endividamento por meio de cálculos, utilizando VPL, taxa de juros e fluxo de caixa descontado, por exemplo, que são algumas técnicas pertencentes ao curso de Finanças – que ele pode introduzir na tomada de decisão. Assim ele vai fazer o gerenciamento da dívida, entender se é muito cara ou barata, se é interessante seguir com esse arranjo financeiro entre outras questões. Enfim, ele vai equilibrar os passos a serem dados”, explicou Bueno.

Os clientes que receberam carta-convite da CAIXA poderão ser atendidos nas agências do banco ou em determinadas varas da Justiça Federal. A lista completa com os locais de atendimento pode ser conferida em: www.caixa.gov.br/vocenoazul.

Cursos gratuitos de Finanças para registrados

Foto: Steve Buissinne/Pixabay

Para os profissionais e estudantes da Administração registrados no CRA-RJ, estão disponíveis nove cursos gratuitos e online sobre Finanças, por meio da Universidade Corporativa do Administrador, que podem te ajudar a fazer uma melhor gestão de seus recursos financeiros. São eles: Gestão Financeira para Empresas – Controles; Matemática Financeira – Calculadora HP-12C e Estudo de Porcentagem; Matemática Financeira – Estudo de Juros utilizando a Calculadora HP-12C; Gerenciamento de Custos; Entendendo a Matemática Comercial; Administração das Finanças Familiares; Organizando suas Finanças; Orçamento Familiar; Faça Fácil – Economia Doméstica.

Para quem não é registrado, também há possibilidade de se fazer os cursos, mediante ao investimento de valores definidos de acordo com o tempo de acesso.

Todos eles oferecem certificado de conclusão, desde que o aluno consiga obter a nota mínima exigida na avaliação final.