Por Bismark Alves
Sob supervisão de Érika dos Anjos|
As empresas de tecnologia e startups receberam uma ótima oportunidade para alavancar seus negócios. A Petrobras está lançando novas chances de contratação de soluções inovadoras, voltadas para áreas de robótica, tecnologias de inspeção e tecnologias digitais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de julho, e as empresas que desenvolverem propostas para testes das soluções em ambientes produtivos, podem receber até R$ 1,6 milhão.
O Programa Petrobras Conexões para Inovação recebe oito diferentes módulos, que são: Parcerias Tecnológicas, Transferência de Tecnologias, Ignição, Encomendas Tecnológicas, Startups, Aquisição de Soluções, Open Lab e Residentes. Os dois últimos são inéditos e foram lançados recentemente. Os módulos tem como objetivo aumentar o processo de inovação conectando a empresa com todo o ecossistema, a partir de demandas analisadas internamente pelas áreas corporativa e de negócios. A Petrobras é uma das melhores empresas no quesito parceria no ramo tecnológico, na qual possui uma carteira contratada de mais de R$ 3 bilhões, com 150 parceiros nas diversas temáticas de acordos de cooperação.
Neste processo, é realizada uma pré-avaliação por uma banca formada por gestores e especialistas da Petrobras, seguida de uma fase técnica para aprimoramento do plano de trabalho, modelo de negócios e preparação, para que as empresas possam apresentar suas propostas. A primeira seleção baseada nesse modelo foi lançada em 2021 com sete empresas já contratadas, por meio de contratos públicos para soluções inovadoras, instrumento que traz agilidade aos processos de contratação.
Os vínculos terão vigência por 12 meses, que poderão ser prorrogados por mais 12, para validação das soluções tecnológicas. Após o contrato de inovação, a solução que obtiver o melhor desempenho e agregar valor para o projeto da Petrobras poderá ser contratada por um período de dois anos, prorrogáveis por mais dois, para fornecimento em escala.
As oportunidades podem ser vistas aqui.