Por Vinicius Romão
Sob supervisão de Érika dos Anjos|
O presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, realizou a abertura institucional do ENCAD 2026 na manhã desta quarta-feira (9), no Expo Rio. O início das atividades foi marcado pela apresentação da LigIA, a inteligência artificial do Conselho, que estreou tranquilizando o público ao reforçar que a empatia, a visão estratégica e a gestão de pessoas permanecem como habilidades humanas insubstituíveis no mercado. O tom tecnológico da abertura serviu de pano de fundo para uma reflexão profunda sobre a capacidade de superação e o papel da liderança técnica diante das crises globais.
Realizado no Dia do Administrador em homenagem aos 61 anos de regulamentação da profissão no Brasil, Wagner Siqueira iniciou sua fala no evento contextualizando o atual momento macroeconômico. Longe de adotar uma postura derrotista diante da crise global, o presidente provocou a plateia ao resgatar o histórico de resiliência nacional. Ele relembrou as severas dificuldades enfrentadas pelo país na década de 1970, período marcado por inflação galopante, tensões políticas e choques do petróleo, e traçou um paralelo com a capacidade de arrancada que o Brasil possui nos momentos de maior pressão.
Para ilustrar como o planejamento e a gestão de recursos transformam a realidade, Wagner destacou a evolução tecnológica e produtiva do país nas últimas cinco décadas.
“Naquela época (anos 70), a gente importava comida. Se não importasse, passava fome. Estamos falando de apenas 50 anos”, recordou, enfatizando a virada que transformou um país tropical de “terras desacreditadas” no maior exportador de alimentos do mundo.
O presidente também apontou para a conquista da autossuficiência e da vanguarda tecnológica em setores estratégicos, como a produção petrolífera e o desenvolvimento de tecnologia nuclear genuinamente brasileira, hoje aplicada inclusive em submarinos. “A produção, a indústria, os periféricos… a gente nem se dá conta desse avanço”, ponderou. Para ele, se o ecossistema exportador brasileiro parasse hoje, o impacto global superaria crises geopolíticas severas, como o eventual fechamento do Estreito de Ormuz.
O presidente encerrou a abertura agradecendo a presença dos profissionais e acadêmicos, consolidando o ENCAD 2026 como a bússola para os próximos passos da Administração no país.
Assista ao evento completo aqui.



