Por Marcel Oliveira
Sob supervisão de Érika dos Anjos|
O Adm. Wagner Siqueira, presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, participou como palestrante da Conferência Internacional “Transparência e Ética Pública”, em Portugal. O evento aconteceu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Cantanhede e também teve transmissão pelo Facebook.
A iniciativa foi organizada pela autarquia cantanhedense, em parceria com a Coimbra Business School (Iscac), e a Associação Nacional de Assembleias de Municípios (Anam) e contou com palestrantes portugueses e brasileiros. O foco da sessão foi a refração política, social e criminal da temática da transparência e da ética na gestão pública, um dos temas dominantes da atualidade, constituindo o centro dos debates públicos no espaço europeu e no mundo lusófono.
Durante sua palestra, o Adm. Wagner Siqueira falou sobre a democracia e suas variáveis.
“Temos as instituições e os costumes como as duas variáveis básicas. Há sociedades com boas instituições e bons costumes, e elas têm compliance, transparência pública, conformidade, integridade, porque são democracias consolidadas”, salientou o presidente citando ainda os países nórdicos como exemplo.
Siqueira também comentou do caso de países que têm muito bons costumes e péssimas instituições, mas esses bons costumes seguram as más instituições que possuem.
“Nos países que têm más instituições e maus costumes é muito difícil a questão da compliance, da governança, da transparência e da integridade”, finaliza Siqueira.
A Conferência também contou com a presença de Edson Sá Teles, conselheiro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República do Brasil; Jorge Leitão, diretor na Diretoria do Centro da Polícia Judiciária; e Margarida Mano, presidente da Direção da Transparência Internacional Portugal. A abertura foi realizada pelo presidente do Iscac, Alexandre Silva; pelo presidente da Anam, Albino Almeida; e da Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede.