O Conselho Regional de Administração recebeu nesta segunda-feira o professor José Abrantes,   no projeto Estudando com o Autor. O livro em pauta foi o “Teoria Geral da Administração – A antropologia empresarial e a problemática ambiental”.

DSC01933Durante a explanação sobre sua obra,    José Abrantes citou autores clássicos como Jules Henri Fayol,   Idalberto Chiavenato e Peter Drucker. O autor destacou a evolução das teorias da Administração e das estruturas organizacionais, a partir daí, traçou um paralelo com o conceito de responsabilidade socioambiental.

Abrantes avaliou ainda a importância de um administrador para o sucesso organizacional. “É preciso que ele conheça os pontos fortes de seus colaboradores e possa colocá-los no cargo que mais se adéquam com suas características positivas”, explicou Abrantes.

Em seu livro, o professor aborda também a gestão contemporânea, que envolve a visão empreendedora, a reengenharia, o downsizing, o e-commerce e a administração holística. Sem deixar de lado as gestões complementares, que inclui a administração de material, de marketing, de projetos, de pessoas e de finanças.

Na conclusão ele destacou a importância da inovação e da criatividade para que métodos que evitem o desperdício e as perdas – de dinheiro e de tempo – sejam evitados, pois desta forma o Administrador conseguirá ter atitudes conscientes, para os âmbitos sociais e ambientais.