A Rádio CRA-RJ entrevistou o Adm. Luiz Alberto Gravina Belmiro para falar sobre acessibilidade e seus diversos aspectos. Durante a entrevista,  

De acordo com Gravina, a acessibilidade, em senso comum, é proporcionar acesso para pessoas com deficiências motoras a um determinado local. Mas ele afirma que esse tema é muito mais abrangente, pois é preciso considerar questões socioeconômicas, além de alguns outros problemas.

Belmiro defende que na área educacional existem leis que deveriam garantir esse direito a todos os cidadãos, mas na prática não funcionam bem. Já nas organizações privadas a situação é mais grave, pois esse tema ainda é deixado em segundo plano.

O Adm. Luiz Alberto Belmiro fala sobre os problemas na acessibilidade educacional e afirma que eles podem acontecer por questões estruturais ou mesmo financeiras, mas o principal deles é a falta de inclusão social.

“Um estudante que chega à universidade sem muito conhecimento, sem saber fazer operações básicas de matemática, por exemplo, será excluído dos grupos formados pelos alunos. Toda essa situação o levará a evadir-se do ambiente escolar”.

Uma das propostas apresentadas por Belmiro, para minimizar o problema com a acessibilidade, foi a de oferecer maior atenção a casos especiais como, por exemplo, uma pessoa surda. Nesta condição, o professor precisa desacelerar a fala algumas vezes para que o intérprete consiga acompanhar o estudo e retransmitir para o aluno com deficiência auditiva.

Segundo o entrevistado, a exclusão social é algo grave na sociedade e cabe aos professores e gestores assumir a responsabilidade de promover ações concretas para evitar esse problema, com capacitação dos profissionais envolvidos na nesse processo de inclusão.

Quem quiser ouvir a entrevista completa com o Adm. Luiz Alberto Gravina Belmiro pode acessar a Rádio CRA-RJ, clique aqui.

IMG_0866 IMG_0871 IMG_0874 IMG_0882 IMG_0884 IMG_0886 IMG_0889 IMG_0893 IMG_0896