Por Josué Amador
A Comissão Especial de Governança Corporativa do CRA-RJ elaborou uma pesquisa para saber como estão os conhecimentos dos Administradores em relação a este segmento. O projeto foi apresentado pelo o Mestre em Administração Roberto Ribeiro, coordenador adjunto da Comissão, durante entrevista para a Rádio ADM RJ e para CRA RJ Play.
Ribeiro explicou que essa nova pesquisa é a sequência de outra, realizada entre os estudantes de Administração para se perceber o quanto a academia oferecia de conhecimento sobre a área, mas nessa nova fase o foco é saber o que já está sendo oferecido no mercado.
“Essa pesquisa agora é voltada para os profissionais, os Administradores que atuam como gestores das organizações, influenciando suas estratégias. A ideia é, dentro de uma perspectiva de reconhecimento, atitude e uso, verificar o quanto eles receberam de conteúdo conceitual sobre esse campo de atuação do Administrador, que é a Governança Corporativa, e o quanto eles conseguem implementar e colocar em prática esses conceitos”, disse.
Durante a entrevista, foi destacado que empresas com boas práticas de Governança tendem a ser mais valorizadas no mercado financeiro. Sendo assim, aqueles que buscam maior visibilidade precisam dominar a teoria e a prática estratégica dessa área.
“Nós observamos os últimos 10 anos e verificamos que a performance, daquelas empresas que tem boas práticas, ou seja, que estão listadas no Índice de Governança Corporativa (IGC), era mais de duas vezes superior na Ibovespa. Ou seja, isso demonstra claramente que a valorização daquelas empresas que têm boas práticas é muito maior, porque são mais reconhecidas como empresas de excelência do que aquelas que simplesmente estão listadas, mas que não adotam essas práticas”, destacou Ribeiro.
Retorno da profissão
O entrevistado ainda explicou sobre o quão importante é receber o feedback da categoria, pois com base nos dados colhidos, a Comissão vai realizar ações que promovam um engajamento mais representativo da Administração nesse segmento.
“É muito importante a participação dos Administradores. O CRA-RJ só vai poder identificar quais são as áreas que podem ter atividades para seu desenvolvimento a partir da percepção do Administrador. Ele que tem que contra para a gente como ele vê, o que ele acha que pode ser desenvolvido, de forma que a gente possa pensar em palestras, cursos, treinamentos, inclusive discussão com a área acadêmica”, ressaltou Ribeiro.
O questionário, com 29 perguntas, vai ser encaminhado aos profissionais registrados para ser respondido online. É importante que esses profissionais como Administradores no CRA-RJ fiquem atentos à caixa de entrada de seus e-mails para participarem da pesquisa e aproveitarem a oportunidade de contribuir efetivamente com a expansão e valorização da Administração profissional e responsável.
Conheça mais sobre a pesquisa de Governança Corporativa nas reportagens especiais produzidas pelo CRA-RJ. Ouça aqui.