O 14º Encontro de Administradores da Região Centro-Sul Fluminense, realizado no último dia 16, na cidade de Volta Redonda, foi um sucesso de público, crítica e reflexões sobre a influência da Era Digital nas diferentes vertentes da Administração profissional. Dezenas de estudantes e profissionais puderam receber informações e provocações sobre o que realmente está acontecendo na atualidade, diante da 4ª Revolução, ligados à biotecnologia, nanorobótica, inteligência artificial, hiperfluxo de informações, entre outras abordagens.
O evento foi conduzido por membros do CRA-RJ, com as palestras “Tendências e Oportunidades para o Administrador na Era Digital”, apresentada pelo os Administradores Firmino Carneiro, conselheiro e membro da Comissão Especial de Marketing, e Antonio Andrade, vice-presidente de Educação, Estudos e Pesquisas; e “O Administrador na Era Digital: Perplexidades e Desafios”, ministrada pelo Adm. Wagner Siqueira, conselheiro federal pelo Rio de Janeiro e diretor-geral da Universidade Corporativa do Administrador.
A abertura do evento ficou por conta dos Administradores Wallace Vieira, presidente do CRA-RJ, e Adm. Agamêmnon Rocha, conselheiro e representante do CRA-RJ na Região Centro-Sul Fluminense. Durante seu pronunciamento, o presidente do CRA-RJ destacou a necessidade de se vislumbrar, de forma e holística, a realidade que se apresenta com tantas novas possibilidades.
“Um evento como esse nos enriquece com o saber dos palestrantes no tocante a um tema muito demandado atualmente, que é a revolução digital. Ela impacta pessoas, profissões e organizações e, particularmente, a nossa categoria. Precisamos discutir como essa realidade afeta cada um de nós e qual o futuro da nossa profissão. Até onde nós sobrepujaremos a robótica e a revolução Digital? O CRA-RJ está completamente alinhado à essa nova Era e, dentre os 27 Conselhos, o nosso é uma referência no Sistema CFA/CRAs, porque tem vanguarda nesse campo tecnológico”, disse o Adm. Wallace Vieira.
Já o Adm. Agamêmnon Rocha falou sobre a importância de os estudantes de Administração estarem cada vez mais antenados com o que está ocorrendo, mesmo que ainda não estejam exercendo a profissão como graduados, porque o que eles fizerem hoje vai refletir no tipo de profissionais que serão no amanhã.
O Encontro ainda contou com a participação do vereador Adm. Maurício Pessoa, que enalteceu a relevância da Administração para o avanço da sociedade, principalmente no que tange às políticas públicas. Ainda durante o evento foi entregue um certificado de mérito acadêmico ao Adm. Marcelo Sato, formado em 2017, por ter obtido o melhor rendimento da turma de formandos do segundo semestre do referido ano letivo.
O 14º Encontro de Administradores da Região Centro-Sul Fluminense ficará disponível na Rádio ADM RJ e na CRA-RJ Play gratuitamente.
“Tal qual os nossos antepassados viveram a época da Revolução Industrial, nós estamos vivendo a Digital. Porém, nós temos que repensar essa Era. Até onde nós estamos preparados para ela? Até que ponto nós falamos de 4.0, mas vivemos o 2.0? Principalmente para nós, profissionais da Administração, que temos a função de aproveitar toda essa tecnologia e colocá-la em prática nas empresas, nos organismos e até mesmo em nossa família”, Adm. Firmino Carneiro.
“Se tudo mudar, nós continuaremos com muitas coisas presentes e é sobre isso que a gente tem que pensar na Era Digital. Quando um robe casa com uma pessoa, isso é impossível? Mas no Japão já é permitido. E quando um robô tiver filhos com pessoas? Isso é impossível? Até quando será impossível? Basta um bebê de proveta. Será o robô? Esse filho terá direito a que herança? Quando um robô estiver dirigindo um carro [um carro autônomo] e acidentar e matar alguém, quem é o responsável? É o robô ou o dono do carro?”, Adm. Wagner Siqueira.
“Talvez, nesses últimos 19 anos, o volume de coisas que tenham sido desenvolvidas supera o que foi feito em todos os anos do século XX. Isso tudo obriga às empresas a serem mais transparentes e orientadas para uma sociedade/mercado que está muito mais atento a essa organização. Se a gente for parar para pensar em novos negócios e, principalmente, em startups ou novas composições comerciais, a gente tem uma série de tendência se oportunidades”, Adm. Antonio Andrade.