Por Gabriel dos Anjos
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

No dia 31 de maio, às 18h, acontecerá no auditório Adm. Gilda Nunes, na sede do CRA-RJ, a palestra de lançamento do novo projeto da Coleta Seletiva da Cidade do Rio de Janeiro, o “Selo Azul”. A palestra será ministrada pelo Tecnol. Edison Sanromã, conselheiro do CRA-RJ, especialista em sustentabilidade e Coordenador da Coleta Seletiva da capital fluminense. O evento terá transmissão ao vivo pela Universidade Corporativa do Administrador.

O descarte correto dos resíduos sólidos é uma das principais preocupações e desafios da sociedade moderna, presente em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: “11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima”. Desde 2014, o Brasil possui uma lei que prevê multa para quem não fizer o descarte correto desses itens. Porém, os dados do último Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Brasil revelam que o país gera mais de 80 milhões de toneladas de lixo todos os anos e recicla menos de 4%.

“Quando conseguimos retirar a parcela reciclável do nosso lixo comum, deixamos de enviar material para o aterro, consequentemente podemos utilizar maior potencial dos materiais já utilizados nas linhas de produção, com isso criamos um ecossistema que poderá suprir a necessidade de produção de nossa indústria. Podemos fomentar a economia circular de forma mais contundente, deixando de ter a necessidade de retirada de recursos naturais e primários evitando a degradação e o aumento de áreas de extração de matéria-prima”, ressalta o Tecnol. Edison Sanromã.

Justamente pensando nisso, a Comlurb, empresa responsável pela limpeza urbana da cidade do Rio de Janeiro, lançou o projeto ‘Selo Azul’, que busca certificar os condomínios do município que aderirem a à Coleta Seletiva, incentivando os moradores e garantindo a separação de material potencialmente reciclável. Para o Tecnol. Edison Sanromã, responsável pelo projeto, um dos principais objetivos da proposta é o maior contato direto com a população.

“A busca é sempre pela maior interação com a sociedade, em específico com os síndicos que podem implantar a coleta seletiva e diminuir o envio de resíduos para aterros sanitários”, destacou o conselheiro do CRA-RJ. 

Incentivo

Na cidade do Rio de Janeiro, atualmente, o serviço de coleta seletiva está em 122 dos 160 bairros do município. Todo o material coletado é entregue para 28 cooperativas de catadores credenciados, que fazem a separação e comercializam os produtos. Assim, além de contribuir para a sustentabilidade, o novo projeto ‘Selo Azul’, com o incentivo à coleta seletiva, apoia a economia circular, com geração de empregos diretos e indiretos e renda à população carioca.

“Sempre que realizamos o descarte de forma segregada, ofertando os resíduos recicláveis para coleta seletiva da Cidade, a população contribui para geração de trabalho e renda, pois 28 cooperativas de catadores são beneficiadas com esses resíduos segregados por nossa população”, afirma o Tecnol. Edison Sanromã.

Clique aqui e faça sua inscrição na palestra “‘Selo Azul’-  Apresentação do Novo projeto da Coleta Seletiva da Cidade do Rio de Janeiro”, de forma online ou presencial. A participação vale certificado chancelado pela Universidade Corporativa do Administrador, que para os estudantes valerá como horas de atividades complementares. Os participantes online deverão acompanhar a palestra pelo site da UCAdm para também garantir a certificação.