Por Érika dos Anjos
Até o dia 19 de julho, os Administradores registrados no Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro devem responder à pesquisa que está sendo realizada por email pela Comissão Especial do Conselho sobre o tema. A ideia do questionário é, dentro de uma perspectiva de reconhecimento, atitude e uso, verificar o quanto é recebido de conteúdo conceitual sobre o campo de atuação da Governança Corporativa e o quanto é implementado nas organizações.
De acordo com o Mestre em Administração Roberto Ribeiro, coordenador adjunto da Comissão, empresas com boas práticas de Governança tendem a ser mais valorizadas no mercado financeiro. Sendo assim, aqueles que buscam maior visibilidade precisam dominar a teoria e a prática estratégica dessa área.
“Nós observamos os últimos 10 anos e verificamos que a performance, daquelas empresas que tem boas práticas, ou seja, que estão listadas no Índice de Governança Corporativa (IGC), era mais de duas vezes superior na Ibovespa. Ou seja, isso demonstra claramente que a valorização daquelas empresas que têm boas práticas é muito maior, porque são mais reconhecidas como empresas de excelência do que aquelas que simplesmente estão listadas, mas que não adotam essas práticas”, destacou Ribeiro, afirmando ainda que é muito importante a participação dos profissionais na pesquisa:
“O CRA-RJ só vai poder identificar quais são as áreas que podem ter atividades para seu desenvolvimento a partir da percepção do Administrador. Ele tem que contar para a gente como ele vê, o que ele acha que pode ser desenvolvido, de forma que a gente possa pensar em palestras, cursos, treinamentos, inclusive discussão com a área acadêmica”, finalizou Ribeiro.
O questionário, com 29 perguntas, foi encaminhado aos profissionais registrados para ser respondido online ou você pode acessá-lo aqui. Participem da pesquisa e aproveitem a oportunidade de contribuir efetivamente com a expansão e valorização da Administração profissional e responsável.