O setor de serviços de saúde é uma das áreas que devem gerar mais empregos no Brasil nos próximos anos. Segundo o Ministério da Saúde, o segmento já apresenta 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Na última década, os negócios na área cresceram mais de 10% ao ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com os avanços tecnológicos e evolução de hospitais e clínicas, os cargos nesses ambientes deixaram de ser restritos a médicos e enfermeiros. Profissionais de Administração estão cada vez mais presentes nas empresas de saúde, contribuindo com as melhores práticas de gestão de pessoas, materiais, finanças, entre outras. Além disso a área apresenta diversas oportunidades para ampliação da carreira.
Para a Adm. Maria de Fátima Ribeiro dos Santos, coordenadora da Comissão Especial da Administração em Serviços de Saúde do CRA-RJ, a área de saúde é muito ampla, abrangendo desde de pequenas clínicas para exames simples a grandes complexos hospitalares, e a Administração é fundamental em qualquer escala que ela se apresente. A Administradora ainda destaca que o profissional de Administração não quer, e não deve, tomar o lugar dos profissionais da saúde, mas contribuir para o sucesso dos procedimentos ligados ao setor, com os instrumentos de gestão disponíveis.
“Eu acredito que o profissional sempre deva se fazer presente e ocupar o seu lugar. O Administrador precisa sair da zona de conforto para mostrar quem ele é e o que pode fazer pela gestão da saúde. Existe hoje muito apelo dentro das unidades hospitalares e de saúde, pois existe a oportunidade de conhecer empresas verdadeiramente complexas, mas apaixonantes”, salientou a coordenadora.
Quanto à qualidade da saúde pública, a Administradora acredita que ‘enquanto houver política na saúde, não teremos política de saúde’, pois é preciso um trabalho continuado nesse segmento. E se quando mudam os governos mudam os gestores e os programas e projetos, muitas vezes volta-se à estaca zero. Apesar do cenário, ela segue otimista e acredita que essa realidade pode mudar e melhorar para todos, principalmente sob o ponto de vista da gestão.
Trabalho da CASS
A Adm. Maria de Fátima informa que a Comissão Especial da Administração em Serviços de Saúde do CRA-RJ está trabalhando em um modelo para chamar a atenção do profissional de Administração para a sua importância dentro da rede de saúde pública e privada. Ela explicou ainda que há um plano de trabalho para mapear o perfil do Administrador que já está no serviço de saúde para auxiliá-lo nas demandas, valorizando e fortalecendo a categoria no setor.
Na Rádio ADM-RJ e na CRA-RJ Play há uma entrevista exclusiva com a coordenadora sobre o assunto. Acesse e confira para ficar por dentro desta grande oportunidade de atuação.