Por Érika dos Anjos|
No dia 9 de setembro, Dia do Profissional da Administração, a partir das 9h30, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro transmitirá ao vivo em suas plataformas o XIII Encontro de Administradores (Encad), com o tema “Mercado de Trabalho: novas tendências e tecnologias”. O evento será disponibilizado no Youtube, Facebook e na CRA-RJ Play. O certificado será enviado através da Universidade Corporativa do Administrador (veja mais no final desta matéria).
De acordo com o presidente do CRA-RJ, Adm. Wallace Vieira, as mudanças no mercado de trabalho já vinham acontecendo diariamente. No entanto, com a pandemia e a necessidade imperativa do home office ou teletrabalho, tudo está acontecendo ainda mais rápido.
“A escolha deste tema partiu do nosso dia a dia nos últimos meses, quando vimos as organizações se reinventando em uma rapidez assombrosa, a fim de manter a produtividade neste período de crise. Com isso, fica a pergunta: quais dessas tecnologias e tendências permanecerão no pós-crise? É isso que nossos palestrantes irão nos ajudar a refletir no XIII Encad”, salientou o presidente.
O evento contará com quatro palestras de importantes nomes da Ciência da Administração. Confira a programação completa:
9h30 – Abertura com o Adm. Wallace Vieira, presidente do CRA-RJ
9h50 – Palestra: Geração Milênio – Adm. Wagner Siqueira, diretor-geral licenciado da UCAdm
“Antes se pensava que a boa política era a única moral necessária. Para os jovens de hoje a moral é que é tudo. E, assim, uma boa moral lhes parece ser a política suficiente e necessária. É evidente que antes era um erro julgar que a política podia fazer as vezes da moral. Mas outro é o erro de hoje: acreditar que a moral – mesmo rebatizada de direitos humanos, de politicamente correto etc.- possa substituir a política”.
10h30 – Palestra: Empregabilidade – Um novo momento pede um novo posicionamento – Tecnol. Raquel Castro, especialista em Desenvolvimento Humano
“Pensando em um mercado de trabalho onde 60% dos postos terão funções automatizadas, será desenvolvendo a própria humanidade que um profissional ganhará empregabilidade”.
11h10 – Palestra: O paradoxo da tecnologia nas relações de trabalho – Adm. Robson Castro, especialista em Desenvolvimento Humano
“O cenário atual da Covid-19 intensificou o conceito do “novo normal” para conseguirmos ultrapassar as perdas sofridas devido a pandemia. Nessa adaptação, a contribuição da tecnologia promoveu diversas mudanças para o universo on-line em trabalhos home office, sistemas virtuais e diferentes aplicativos. Sendo assim, o esforço das organizações em integrar pessoas nos força a uma avaliação desse impacto tecnológico, que inevitavelmente distanciou colaboradores e áreas no cotidiano das empresas. Precisamos nos acostumar com máscaras, telas e janelas ou vivemos uma fase de transição?”.
11h50 – Palestra: Valores Humanos & Administração – Adm. Robson Santarém, coach e consultor em Gestão de Pessoas
“É consenso para muitos autores que as organizações dirigidas por valores são as mais bem-sucedidas e que os gestores são os principais responsáveis por construir culturas sólidas e humanas que possibilitem a realização de todos, que atenda os objetivos não só organizacionais, mas também de toda a sociedade e da natureza, isto é, do bem-comum. Empresas humanizadas requerem novo estilo de liderança. Como afirma Richard Barret ‘os líderes fortalecem a confiança quando vivem autenticamente em alinhamento com seus valores humanos mais profundos. O que isso significa é que os valores não são apenas a nova arena de vantagem competitiva, eles são a condição sine qua non para uma liderança eficiente’. Isso implica uma profunda mudança de mindset e nós, profissionais de Administração, precisamos assumir essa responsabilidade”.
12h30 – Debate com perguntas do público
13h – Encerramento
Durante a transmissão, será enviado no chat de todas as plataformas um link para a Universidade Corporativa do Administrador, onde o espectador poderá solicitar seu certificado, que será enviado de forma on-line para o e-mail cadastrado. para estudantes da área, valerá Horas de Atividades Acadêmicas Complementares.