O número de adeptos à educação a distância no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos. Segundo o último relatório do Censo EAD.BR, cursos livres são os mais procurados, tendo um crescimento também no número de disciplinas na modalidade a distância. E os cursos de pós-graduação e lato sensu avançaram bastante em alunos participantes.
As organizações que aderem ao ensino a distância estão cientes de que, no além da redução de custos com treinamento, essa opção permite que os estudantes e já profissionais tenham uma saída em meio à modernidade acelerada. Muitos não têm tempo ou verbas para bancar o aprendizado contínuo, que com a flexibilização dos horários dos cursos e gratuidade de alguns módulos, torna-se possível.
É partir de dados como esses, e pelo fato de que, em um panorama de mercado de trabalho tão competitivo, destacam-se aqueles que estão dispostos a inovar e praticar continuamente seus estudos, que o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro tem sua própria instituição de ensino, a Universidade Corporativa Gilda Nunes.
A UCGN busca elevar o nível dos profissionais para que atendam à evolução acelerada das exigências da sociedade. A universidade possui um quadro de ensino prático e democrático, que dispõe de três plataformas de ensino: a WebAula, os cursos Dtcom e os cursos de pós-graduação Cesumar.
A WebAula é uma plataforma de ensino com mais de 200 cursos, como: Administração de Conflitos, Formação de Consultores de Campo e Negócios, O processo de tomada de decisão, entre outros.
Os cursos Dtcom são destinados aos registrados no Conselho e englobam conteúdos sobre a carreira e as tendências do mercado de trabalho. Diversos módulos são gratuitos.
Na Unicesumar, o foco é voltado para a melhoria das habilidades do Administrador ou Administradora. Entre eles estão os de pós-graduação e lato sensu, como Administração Pública, Auditoria e Controladoria e Gestão Educacional; e MBAs como Empreendimentos e Negócios Imobiliários, Gestão de Pessoas, Gestão Comercial e Gestão de Projetos.