A palestra “O que estamos ensinando a esses meninos? – A inclusão da sustentabilidade nos currículos de administração” reuniu na última quinta-feira (dia 18), no auditório da sede do Conselho Regional do Rio de Janeiro, o Adm. Daniel Roedel, Adm. Maurício Henriques Marques Luz, Prof. Marcos Cohen e Alexandre d’Avignon.
Segundo Daniel Roedel, Coordenador da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do CRA/RJ, o objetivo do encontro era discutir a importância dos temas destacados: “Formar para o mercado x Formar para a sustentabilidade: Conflito ou convergência?” e “Inserindo a sustentabilidade no currículo de Administração”.
Entre as questões abordadas, durante o evento, estavam o confronto de interesses entre a visão econômico-financeira e a visão ecossistêmica e a predominância do acionista perante os demais públicos de interesse da organização.
Para Alexandre d’Avignon, o grande desafio dos administradores é pensar uma economia que seja empreendedora, sustentável e com descentralização de capital. A inserção da sustentabilidade nos cursos de nível superior deve facilitar esse processo, mesmo que os resultados só apareçam a longo prazo.
O Adm. Maurício Henriques avaliou a administração, em seus diversos setores, como protagonista nas questões envolvendo responsabilidade social, econômica e ambiental na sociedade.
Marcos Cohen afirmou que a integração entre os meios econômicos, sociais e ambientais é muito complexa, envolve vários cenários e deverá levar alguns anos até ser colocada efetivamente em prática. De acordo com Cohen, quanto maiores forem os danos ambientais, mais drásticas deverão ser as ações de recuperação.