O Conselho Federal de Administração realizou o 1º Workshop de Perícia e Administração Judicial no dia 10 de agosto, em Brasília. O curso teve como objetivo criar um cadastro de registro de peritos nos Conselhos Regionais de Administração (CRAs). O Adm. Francisco de Jesus, conselheiro suplente do CRA-RJ, esteve presente ao evento, que também contou com a participação do Adm. Pedro Schubert.
Para o presidente do CFA e conselheiro federal pelo CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, este nicho é de grande relevância para a profissão, pois coloca o Administrador em mais uma vertente de conhecimento e atuação.
“Historicamente, este tema foi tratado de forma secundária no Sistema CFA/CRAs. Portanto, a gente tem que dar relevância ao assunto por ser um grande espaço de contribuição às atividades judiciais brasileiras, que o Administrador pode emprestar ao desenvolvimento da justiça”, disse o presidente.
Na prática, quando uma empresa abre o processo de recuperação judicial na Justiça e esse processo é aprovado, o juiz autoriza a elaboração de um plano de recuperação a ser divulgado para todos os credores da empresa. A negociação entre o credor e a empresa é mediado pelo Administrador Judicial nomeado pela justiça. Este profissional terá a missão de acompanhar a execução do plano e apresentar um relatório mensal ao juiz.
Mediação e Arbitragem
Outro nicho que deve ser utilizado pelo Administrador é o da Mediação e Arbitragem, para isso, o CRA-RJ começará a capacitar profissionais registrados na instituição através de um curso com início previsto para o dia 18 de setembro, com aulas presenciais e a distância. Mais detalhes podem ser conferidos no site do Conselho.
*Com informações do CFA