Por Josué Amador
Hoje (31), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), referente ao mês de junho, apontando que ‘a taxa de desocupação no país caiu de 12,7%, no primeiro trimestre do ano, para 12%, no trimestre de abril a junho’.
Ao todo, considerando o trimestre anterior à pesquisa divulgada, 294 mil vagas com carteira assinada foram preenchidas, o que representa um aumento de 0,9% e totaliza 33,2 milhões de trabalhadores com carteira. Já o número de pessoas sem carteira assinada chegou a 11,5 milhões. A pesquisa também expôs que atualmente há 7,4 milhões de trabalhadores em subempregos, que às vezes exigem disponibilidade de horários mais extensos. Já a quantidade de pessoas que atua por conta própria é de 24 milhões.
Segundo a publicação do IBGE, o diretor-adjunto de pesquisas Cimar Azeredo destacou que ‘o número de empregados com carteira assinada nunca cresceu tanto desde o trimestre terminado em junho de 20141, considerando variação significativa. Na comparação anual, esse é também o maior crescimento da população ocupada, desde então ‘com aumento de 2,4 milhões de pessoas’.
Aos profissionais e estudante de Administração registrados no CRA-RJ, fica o alerta para que busquem, cada vez mais, capacitação de qualidade, que os torne competitivos no mercado de trabalho. Manter-se registrado no Conselho é fundamental para dar legitimidade à profissão exercida, de acordo com a Lei 4,769/65, e exigir os direitos nela contidos no ato da contratação.
O CRA-RJ também oferece diversos cursos de aperfeiçoamento por meio da Universidade Corporativa do Administrador, palestras, seminários e workshops gratuitos e acesso a livros técnicos sobre Administração. Todas essas ferramentas ajudam na hora de procurar recolocação no mercado, bem como em transições de carreiras.