Por Josué Amador |
O reitor do Ibmec Prof. Dr. Marcelo Lourenço visitou a sede do CRA-RJ, na Tijuca, para uma reunião com o presidente do Conselho Adm. Wallace Vieira. O objetivo foi verificar os termos de convênio entre as organizações de cooperação mútua em diversos aspectos e, principalmente para alinhar o apoio institucional do Ibmec na realização da 1ª Bienal do Conhecimento em Administração (BCA).
Durante o encontro foi abordado a importância da atuação conjunta entre Instituições de Ensino Superior e Conselhos de classe profissional, desde a entrada do estudante na universidade até a sua saída para o mercado de trabalho. Ainda foram destacadas a possibilidade de envio de profissionais renomados do Ibmec para serem conferencistas na primeira BCA, que deve acontecer entre os dias 5 e 7 de novembro de 2020, no Centro Cultural dos Correios.
O reitor do Ibmec destacou que uma das medidas acertadas entre as diretorias são benéficas também para os estudantes e profissionais da Administração, uma vez que serão amparados de ambos os lados, no que diz respeito ao acesso a mais conhecimento, projetos e programas especiais de aprendizado, por exemplo.
“Os nossos egressos procuram o Conselho para que possam exercer as suas profissões, principalmente o Administrador. A formação que buscamos é que ele esteja pronto, para que possa desenvolver as atividades específicas no âmbito profissional. Sendo assim, chamar o Conselho para que esteja próximo do Ibmec só pode trazer benefícios, não só aos nossos alunos de hoje, mas também àqueles que virão, além da sociedade de maneira geral. Queremos formar não só bons Administradores, mas bons cidadãos, e pessoas que venham a contribuir para a sociedade. Esse é o nosso objetivo comum”, disse o reitor do Ibmec.
O presidente do CRA-RJ também chamou a atenção para a relevância da parceria em todos os aspectos da formação e da atuação dos profissionais da Administração.
“É de importância significativamente forte essa possibilidade de uma parceria entre duas instituições referência. O Ibmec, no campo da educação, e o CRA-RJ, na fiscalização. Isso é proveitoso para profissão, pois ambos trabalham em prol de um mesmo objetivo: ‘contribuir para a criação de uma sociedade mais aperfeiçoada e mais justa’. É uma parceria que vai ser traduzida no convênio de apoio recíproco, uma técnica muito forte é muito bom para as duas instituições”, destacou o presidente do CRA-RJ.
A respeito da Primeira Bienal sobre Administração, Lourenço considerou a iniciativa muito boa, porque conecta a educação continuada aos Administradores, algo fundamental atualmente.
“Os livros, sejam eles digitais ou físicos, são a principal forma de você transferir o conhecimento entre as pessoas e não só nacionalmente, mas pensando em conhecimentos de um mundo cada vez mais globalizado. Achei a iniciativa fantástica, o Ibmec já se pontifica a ser um dos parceiros do Conselho Regional de Administração. Estaremos presentes, certamente com alguns de nossos profissionais e professores altamente qualificados para que possam ajudar como conferencistas”.
O reitor também chamou a atenção para o interesse de que os estudantes e o corpo docente do Ibmec estejam também nos eventos, ‘que pela programação que foi apresentada vai ser um evento que certamente vai fazer muito sucesso no Rio de Janeiro’. Ainda participaram da reunião os Administradores Leonardo Fuerth, superintendente do CRA-RJ, e Samuel de Barros, membro da Comissão Especial de Finanças do CRA-RJ, coordenador e professor de curso do Administração do Ibmec.