Por Bismark Alves
Sob supervisão de Érika dos Anjos|
Na tarde da última sexta-feira (25), os estudantes do curso de Administração da Unifeso de Teresópolis realizaram uma visita técnica à sede do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, na Tijuca. Durante a visita, os alunos acompanharam os diversos setores da instituição, explicados pelo chefe da Assessoria de Relações Acadêmicas do CRA-RJ, Adm. Raphael Monteiro.
A visita teve início no Espaço Coworking, área de convivência destinada a estudantes e profissionais de Administração. O coordenador do curso de Administração da Unifeso, Prof. Adm. Jucimar André Secchin, aproveitou o momento para agradecer ao Conselho, além de destacar a importância da aproximação entre os estudantes com seu Conselho.
“Estamos com alunos de quinto, sexto, sétimo e oitavo período naquela que será a sua casa muito em breve. Logo, como a gente sempre fala em sala de aula, nós seremos rigorosamente iguais. A nossa carteira nos coloca no mesmo nível porque o importante é a graduação. O que a gente faz depois, em nível de pós-graduação, seja MBA, especialização, mestrado, doutorado, é uma outra situação e intenção de nossas partes. O importante é pensarmos que muito em breve seremos iguais e vamos partilhar sim deste espaço, da nossa Casa do Administrador. Então, desde já agradeço ao Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro pela oportunidade”, salientou Secchin.
Ao longo da visita, os estudantes conheceram os setores de fiscalização e registro, as áreas de informática e Recursos Humanos, além do plenário Adm. Abílio de Freitas e do auditório Adm. Gilda Nunes. O Adm. Raphael Monteiro relatou os processos de modernização e inovação que acompanharam o Conselho ao longo dos anos.
“O Conselho, como uma Autarquia Federal, se modernizou e conseguiu se enquadrar na economia 4.0. Eu acho isso muito legal e sempre tenho falado com os alunos, pois muitas vezes a gente acha que um órgão federal, estadual ou municipal costuma ser burocrático. No entanto, o CRA-RJ consegue enxergar as vantagens da tecnologia, da inovação e dos processos, causando um impacto positivo. Isso é uma coisa muito legal para nós gestores como um todo, independente da área que você estiver trabalhando, seja pública, privada ou até mesmo na sua própria empresa”, apontou Raphael.
No auditório Adm. Gilda Nunes, o Adm. Wagner Siqueira, diretor-geral da UCAdm, participou do encerramento da visita técnica, traçando um histórico da evolução da profissão até os seus dias atuais para os alunos que estão se formando em Administração pela Unifeso.
“Para sair da crise de 30, muitos governos duros apareceram, como na Alemanha, Itália e Japão. No caso do Brasil, na Revolução de 30, quem assumiu o poder foi Getúlio Vargas. Seja de direita ou de esquerda, todos se caracterizaram pela profissionalização da Administração e da gestão pública, que redundou também fundamentalmente nas empresas privadas do mundo inteiro. Se a gente olhar bem, todos eles foram muito bem sucedidos nas suas gestões. Foi daí que surgiu um embrião efetivo da nossa profissão de Administrador. Ou seja, a Revolução de 30 gerou um processo de formalização, desenvolvimento e aprofundamento do profissional de Administração”, afirmou Wagner.
Agende sua visita
Para realizar a visita técnica à sede do CRA-RJ e conhecer ainda mais o seu Conselho, o responsável pela instituição, seja professor ou coordenador, deve entrar em contato com o Adm. Raphael Monteiro, chefe de Relações Acadêmicas do CRA-RJ, pelo email [email protected] e verificar a agenda. Todos os alunos que forem participar deste grande momento, devem possuir a Carteira do Estudante da Administração (para saber mais clique aqui), que além da visita oferece diversos outros benefícios, como cursos da UCAdm, descontos e vantagens no Clube de Serviços, orientação Sociojurídica e muito mais. Faça já a sua!