O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, em parceria com a Comissão Especial da Mulher Administradora, realizou uma entrevista para a TV e Rádio CRA-RJ sobre a política de benefícios de empresas para seus colaboradores. Participaram da conversa a Adm. Elizalete Mesquita, analista em benefícios, e a Adm. Sonia Marra, consultora em seguros, membro da comissão e vice-presidente de planejamento do CRA-RJ.

Para Elizalete, as empresas têm buscado oferecer aos colaboradores os chamados benefícios espontâneos, que são aqueles que a lei não obriga o fornecimento.

IMG_3903 “As empresas têm investido cada vez mais em benefícios que as diferencie das demais, principalmente no que diz respeito aos benefícios espontâneos. Há um tempo atrás, nem todas as empresas possuíam plano de saúde, por exemplo. Hoje elas já passaram a fornecer”.

A analista também falou sobre as políticas imediatistas implementadas por algumas empresas em contrapartida aos benefícios fornecidos.

“Hoje, na verdade, o próprio colaborador faz a avaliação quanto ao que lhe é cobrado e o que recebe por esse serviço. Mesmo que haja uma cobrança imediata, ao perceber os benefícios envolvidos, é bem provável que o profissional verifique que existe um esforço da empresa em oferecer um retorno compatível, como por exemplo parcerias com instituições de ensino”, completou a Adm. Elizalete Mesquita.

Segundo a Adm. Sonia Marra, o diálogo entre gestores e colaboradores pode ajudar na implementação de novos benefícios, estimulando a melhoria do serviço prestado e consequentemente do produto final.

IMG_3918“O maior patrimônio da empresa são os seus colaboradores. Ao não serem ouvidos, o que ocorre com frequência, alguns benefícios poderiam ter custo menor para empresa e atingir de forma mais satisfatória as partes envolvidas”.

A vice-presidente de Planejamento do CRA-RJ ressaltou ainda a importância do papel dos profissionais de RH nessa mediação.

“O RH consegue ter uma visão das necessidades mais específicas dos funcionários, principalmente quando possui profissionais de confiança, que conseguem dentro do mercado trazer benefícios mais adequados para as demandas dos seus colaboradores”, finalizou.