IMG_3872A superintendente do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Claudia Ferraz, e a Adm. Wanilda Netto, integrante da Comissão Especial da Mulher Administradora do CRA-RJ, participaram do Programa Saia em Ação falando sobre as organizações públicas e a presença da mulher no mercado de trabalho.

Para Claudia Ferraz, a ideia é que haja a integração entre o funcionário e a organização, de forma que possam crescer juntas e assim os resultados beneficiem ambos os lados.

IMG_3876“Estimulamos a criação de sistemas de carreiras baseadas no desempenho, onde haja uma diferenciação entre o bom servidor e o mau servidor. O bom sempre merece ter um estímulo pelo seu desempenho. Orientamos as empresas para que os sistemas implantados sejam de fácil aplicação com critérios bem definidos, onde o empregado tenha participação dentro do sistema e seja um processo participativo, promovendo diálogo entre avaliador e avaliado”, disse a entrevistada.

Em relação à presença da mulher no serviço público, as convidadas defenderam que nas instituições públicas existe maior respeito e democracia, pois as mulheres acabam ocupando o lugar na profissão pública com base nos seus próprios resultados e a partir do seu desempenho e qualificação, já que a seleção é feita através das provas dos concursos.

“O concurso público ajuda muito, pois não há obstáculo nenhum na distinção de homens e mulheres, se tornando acessível a qualquer pessoa e facilitando o processo de entrada da mulher no mercado de trabalho”, concluiu Claudia Ferraz.